metropoles.com

Zelotes: Lula presta depoimento presencial à Justiça de Brasília

O ex-presidente é acusado de participar da venda de medida provisória para favorecer o setor automobilístico em troca de propina

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Lula-depoimento1
1 de 1 Lula-depoimento1 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) presta depoimento, nesta quarta-feira (18/02/2020), no âmbito da Operação Zelotes, na 10ª Vara Federal da Justiça de Brasília, às 14h30. A oitiva estava marcada para o dia 11 de fevereiro, mas foi remarcada devido à visita do petista ao papa Francisco, no Vaticano.

Após o interrogatório dos acusados, a ação entra em sua etapa final, com a apresentação das alegações finais – último ato dos denunciados e do Ministério Público Federal (MPF) antes da sentença.

Nesse caso, Lula é investigado por supostamente ter participado da venda de medida provisória para favorecer empresas do setor automobilístico, em troca de propina. Ele nega as acusações.

Inicialmente, o ex-presidente chegou a pedir para que o depoimento fosse realizado por videoconferência. A defesa, contudo, mudou de ideia e preferiu que Lula se encontre cara a cara com o juiz.

Entenda
Além da Lava Jato, Lula é réu em duas ações penais abertas a partir da Operação Zelotes, que estão na primeira instância. Em uma delas, o juiz Vallisney de Souza Oliveira aceitou denúncia do MPF.

O órgão acusa o ex-presidente pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no suposto recebimento de propina nas negociações do contrato de compra de 36 caças suecos e de uma Medida Provisória (MP) para prorrogação de incentivos fiscais para montadoras de veículos.

Os investigadores apuram se Lula, seu filho Luís Cláudio Lula da Silva e os lobistas Mauro Marcondes e Cristina Mautoni participaram das supostas tratativas ilegais. Segundo o MPF, Luís Cláudio recebeu R$ 2,5 milhões da empresa de Marcondes por serviços “fantasmas”.

Defesa
Por enquanto, a principal linha de argumentação da defesa é alegar que as acusações apresentadas na Justiça em Brasília “seguem a mesma lógica das demais, pois não se baseiam em elementos concretos, mas em hipóteses delirantes e sem qualquer materialidade”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?