metropoles.com

Weintraub processa Boulos após ser chamado de “imbecil”

A acusação de injúria e difamação tem como base um tuite feito pelo ex-candidato à Prefeitura de São Paulo no dia 20 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ex ministro da Educação Abraham Weintraub
1 de 1 Ex ministro da Educação Abraham Weintraub - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ex-ministro da educação Abraham Weintraub abriu uma queixa-crime no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) contra Guilherme Boulos. A acusação de injúria e difamação se baseia em um tuíte feito por Boulos, no qual chama Weintraub de “imbecil”. O caso tramita na 11ª Vara Criminal.

A publicação de 20 de janeiro relaciona a falta de vacinas e insumos no Brasil ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, ao ex-ministro Abraham Weintraub e ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Veja o tuite:

Na petição inicial, protocolada no dia 9 de fevereiro, Weintraub requer a intimação do filósofo e uma explicação sobre a publicação. Para o ex-ministro, a pena deve ser agravada por se tratar da divulgação em um “meio que facilite a divulgação da calúnia”, além de retratação pública.

0
Manifestação do Ministério Público

O Metrópoles também teve acesso à manifestação do Ministério Público de São Paulo. No documento, o promotor Otávio Ferreira Garcia defende que o caso seja conduzido para o Juizado Especial Criminal por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo.

Além disso, pela ofensa ter sido feita durante o período em que Weintraub era funcionário público federal, o MPSP aconselha que o caso passe a tramitar na Justiça Federal.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?