metropoles.com

Votação da prisão em 2ª instância corre risco de atrasar sem novo PGR

O presidente do Supremo, Dias Toffoli, pode colocar em julgamento somente após a escolha do nome para assumir o cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministro do STF, Dias Toffoli
1 de 1 Ministro do STF, Dias Toffoli - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A demora do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em escolher o novo nome do procurador-geral da República (PGR) pode atrasar importantes julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF), como a discussão sobre a prisão depois da condenação em segunda instância. Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, o presidente da Corte, Dias Toffoli, vai aguardar a decisão final para dar andamento às pautas penduradas.

Não há prazo para a escolha de Bolsonaro. Apesar de o mandato da atual procuradora, Raquel Dodge, encerrar em setembro, o chefe do Executivo pode optar por um interino até se decidir sobre o assunto.

Dodge tem apoio dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para permanecer no caso. No entanto, a atual PGR é vista com desconfiança no entorno do mandatário do país pelo histórico de atuação em defesa de causas ambientais e de minorias, temas que entram em conflito com Jair Bolsonaro.

O presidente tinha a intenção de anunciar o nome até 17 de agosto, um mês antes do fim do mandato de Raquel Dodge, mas ainda não tomou a decisão. Aliados têm dito que vai demorar para Bolsonaro bater o martelo por não simpatizar com nenhum candidato.

Nesse sábado (31/08/2019), o chefe do Executivo voltou a comentar a mudança de comando na PGR e aproveitou para criticar nomeações recentes que ele atribuiu à atual chefe do órgão. De acordo com o mandatário da República, as indicações de cargos para depois do dia 1º de outubro é uma forma de aparelhamento da PGR pela procuradora.

“Para depois, a pessoa que eu nomear não poder mexer. Mas vai [mexer], eu quero um PGR que tenha a bandeira do Brasil”, disse, ao bater no peito esquerdo, no Palácio da Alvorada. Entre as possíveis escolhas de Bolsonaro estão os subprocuradores Augusto Aras e Antônio Carlos Martins Soares. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?