metropoles.com

STJ mantém ordem de prisão contra o fundador das farmácias Pague Menos

O empresário foi condenado a nove anos e dois meses de reclusão por crimes contra o sistema financeiro nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Especial para o Metrópoles
Felix Fischer
1 de 1 Felix Fischer - Foto: Igo Estrela/Especial para o Metrópoles

O ministro Felix Fischer do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu nesta quarta-feira (12/9) os efeitos da liminar do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), que liberava o empresário Francisco Deusmar de Queirós.

Com a decisão do STJ, o fundador da rede de farmácias Pague Menos deve iniciar a execução provisória da pena. O empresário foi condenado a nove anos e dois meses de reclusão por crimes contra o sistema financeiro nacional quando dirigia a Renda Corretora de Valores, entre 2000 e 2006. A decisão do ministro será enviada ao TRF-5 imediatamente e se estende aos corréus que também haviam sido beneficiados pela liminar em habeas corpus do tribunal regional.

Reclamação do MPF
A decisão do ministro foi dada em liminar numa reclamação apresentada pelo MPF contra a liminar concedida pelo TRF5. Ao restabelecer a ordem de prisão, Felix Fischer admitiu o processamento da reclamação, instrumento cabível contra atos que invadem a competência ou desrespeitam a autoridade de decisões do STJ.

“De outro modo, a urgência da presente medida decorre da insegurança jurídica causada pelo ato do desembargador federal, que acabou por afrontar a decisão deste tribunal”, afirmou. (Com informações do STJ)

Compartilhar notícia