metropoles.com

Senado contesta envio de verba partidária ao combate da Covid-19

Pedido é de suspensão imediata da medida que, no entender do parlamento, usurpou a competência do Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Metrópoles
Lago com Congresso ao fundo
1 de 1 Lago com Congresso ao fundo - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

A Advocacia do Senado, em nome da Mesa Diretora do Congresso Nacional, contestou na noite de terça-feira (07/04), a decisão tomada pelo juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal Cível de Brasília, de bloquear os fundos eleitoral e partidário para que eles sejam usados em favor de campanhas para combate à pandemia do coronavírus.

Na decisão, o juiz determinou que os valores retidos devem ficar a disposição do Tesouro Nacional. No entendimento do parlamento, a decisão autoriza o chefe do Executivo a utilizar os valores para combater a pandemia e, com isso, usurpou a competência do Congresso Nacional. Diante disso, o órgão pede ao Tribunal Regional Federal (TRF-1) a imediata suspensão da decisão.

O TRF-1 já está analisando o pedido. No recurso, os advogados do Senado demonstraram que o Poder Legislativo já vem aprovando as medidas necessárias para o combate à pandemia causada pelo coronavírus e que a proposta de destinação dos recursos do fundo eleitoral está sendo discutida no Congresso Nacional “pelos representantes eleitos pelo povo”.

A Advocacia do Senado informa que pediu a suspensão da decisão para evitar grave lesão à ordem pública decorrente da indevida interferência do poder judiciário no poder legislativo e também à segurança jurídica ao permitir ao poder executivo a imediata utilização dos recursos para realização de despesas sem prévia autorização legal do parlamento.

Recibo.seam by Tácio Lorran on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?