metropoles.com

PSDB pede suspensão da decisão de Marco Aurélio

Em nota, deputado Carlos Sampaio afirmou que determinação do ministro do STF é ““inaceitável” e eleva “sentimento de impunidade”

atualizado

Compartilhar notícia

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
carlos sampaio
1 de 1 carlos sampaio - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Carlos Sampaio, vice-presidente jurídico do PSDB e líder eleito da bancada na Câmara dos Deputados em 2019, afirmou ter solicitado suspensão de liminar contra a decisão proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello na tarde desta quarta-feira (19/12). O magistrado determinou a soltura de todos os presos condenados em 2ª instância que ainda tenham recursos a serem apreciados em tribunais superiores. Entre os possíveis beneficiários da sentença está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em nota, o parlamentar afirmou ser “inaceitável a decisão do ministro Marco Aurélio que, contrariando a decisão do STF, tribunal que ele integra, determinou a soltura de todos os presos condenados após 2ª instância, incluindo o ex-presidente Lula”.

Segundo Sampaio, a atitude de Marco Aurélio oferece riscos à sociedade e eleva o “sentimento de impunidade”. O político também disse esperar que a liminar seja imediatamente reformada para restabelecer a “tranquilidade jurídica no país”.

A decisão do ministro do STF atendeu a pedido do PCdoB, mas não tem aplicação imediata. A defesa de cada preso deve entrar com pedido de habeas corpus em favor de seu cliente, o que, no caso de Lula, foi feito às 14h48 desta quarta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?