metropoles.com

Maioria do STF apoia a criação da função de juiz de garantias

Seis integrantes da corte disseram a jornal ver com bons olhos divisão da responsabilidade sobre condução e julgamento de processos

atualizado

Compartilhar notícia

Carlos Moura/SCO/STF
STF7
1 de 1 STF7 - Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) apoia a criação do juiz de garantias, prevista na lei anticrime sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 24 de dezembro.

Seis integrantes da corte disseram ao jornal O Estado de S. Paulo ver com bons olhos a divisão entre dois juízes na condução e no julgamento dos processos.

O partido Podemos e as associações dos Magistrados Brasileiros (AMB) e dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) contestaram as medidas e recorreram ao STF para suspender o dispositivo, previsto para entrar em vigor no dia 23 de janeiro, em todo o país.

Entrevistas
Gilmar Mendes: “Quero cumprimentar o Congresso, especialmente a coordenadora dos trabalhos (a deputada Margarete Coelho, do PP) e o presidente pela sanção”.

Ricardo Lewandowski: “O juiz de garantias é um avanço civilizatório”.

Dias Toffoli: “Já há experiências exitosas que garantem maior imparcialidade do magistrado que vai julgar a causa sem estar contaminado pela coleta das provas. Essa é a característica do juiz de garantias”.

Alexandre de Moraes: “Há muitas críticas sobre o ‘juiz de garantias’, sem, contudo, se procurar entender do que se trata. Haverá, como em vários países, uma divisão de competências entre juízes, ambos serão independentes e com as garantias da magistratura. Parece-me que afirmar que a divisão de competências atrapalhará as investigações é considerar que um juiz pode ser melhor que o outro”.

Marco Aurélio Mello: “[A proposta] é uma opção política-normativa interessante. É aguardar a experiência, vejo com bons olhos”.

Celso de Mello: “Inestimável conquista da cidadania. Além de assegurar a necessária imparcialidade do magistrado, representa a certeza de fortalecimento dos direitos e garantias fundamentais da pessoa sob investigação criminal”.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?