metropoles.com

Lula vira réu na Lava Jato, pela 4ª vez, acusado de lavagem de dinheiro

Denúncia acusa ex-presidente de receber propinas da empreiteira como se fossem doações oficiais ao Instituto Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virou réu pela quarta vez no âmbito da Operação Lava Jato. O juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba, recebeu nesta sexta-feira (23/10) a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o petista e mais três pessoas por lavagem de dinheiro na Petrobras.

Segundo o documento, Lula era “comandante e principal beneficiário do esquema de corrupção que também favorecia as empreiteiras cartelizadas”, como a Odebrecht. O ex-ministro Antonio Palocci e Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, também são réus no processo.

Veja a íntegra da decisão:

Lula by Metropoles on Scribd

A ação afirma que Lula “teria dado aval para que importantes diretores da Petrobras fossem nomeados para atender aos interesses de arrecadação de propinas em favor dele próprio e de outros integrantes de PT, PP e PMDB, com o envolvimento de outros funcionários públicos de elevado status na administração pública”.

Entre os mencionados estão os ex-ministros José Dirceu, da Casa Civil, e Palocci, da Fazenda. Segundo o MPF, ele teria atuado na arrecadação e no gerenciamento de propina para o PT.

“Os próprios recibos das doações feitas pela Construtora Norberto Odebrecht ao Instituto Lula são indícios dos crimes imputados aos acusados. Tais evidências bastam, em um juízo de cognição sumária, para o recebimento da denúncia, eis que detém ela lastro probatório mínimo em desfavor dos acusados”, diz trecho da decisão da Justiça de Curitiba.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?