Categorias: Justiça

Gilmar Mendes pede ao STF que retire o porte de armas de Rodrigo Janot

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou um requerimento ao ministro Alexandre de Moraes, nesta sexta-feira (27/09/2019), solicitando a retirada do porte de arma do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Moraes é o relator do inquérito que apura ameaças feitas a integrantes da Corte, conhecido como “inquérito das fake news“.

O magistrado também solicitou à Corte medidas cautelares que garantam a sua segurança. A íntegra do documento, contudo, corre em segredo de Justiça.

O pedido de Gilmar Mendes foi feito após o ex-PGR afirmar, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, que teve a intenção de matar o ministro e até foi armado ao Supremo para consumar o fato. A ideia de Janot era assassinar a tiros o magistrado e cometer suicídio.

“Cheguei no meu limite e fui armado”, relatou o ex-PGR. “A minha ideia era de que ia dar um tiro na cara dele e depois ia me suicidar, na antessala do Supremo”, detalhou. Janot explicou que os dedos das mãos direita e esquerda tinham travado quando ele tentou puxar o gatilho e atirar em Gilmar.

“Potencial facínora na PGR”
O ministro Gilmar Mendes afirmou que o ex-procurador está com abstinência desde que deixou o cargo, em setembro de 2017. Mendes reagiu às revelações do ex-chefe do Ministério Público Federal (MPF), dizendo que ele precisa de tratamento psiquiátrico.

“Não imaginava que tivéssemos um potencial facínora comandando a Procuradoria-Geral da República”. Para o ministro, os presidentes que o escolheram devem ter a “autorresponsabilidade” de indicar alguém tão desprovido de condições para a função.

Thayná Schuquel

Gaúcha, do interior do Rio Grande do Sul (RS), veio a Brasília em busca de histórias inusitadas para narrar pelo Brasil afora. No portal desde 2017, atua como repórter de Judiciário e transita nos tribunais superiores do país. Nas horas vagas, arrisca o traço na escrita de crônicas. Formada em jornalismo pela Universidade Paulista (Unip).

Últimas notícias

Mandetta diz que isolamento social da sociedade está funcionando

Ministro da Saúde afirma que curva de casos confirmados está menos íngreme do que o esperado por conta das medidas…

1 minuto passados

Coronavírus: saiba como fazer máscaras de proteção em casa

Ministério da Saúde sugeriu que população confeccione item em casa. Veja opções sugeridas por especialistas, com diferentes materiais

1 minuto passados

Veja as nove regiões do DF onde o coronavírus ainda não chegou

Dados constam em balanço divulgado na noite desta quinta-feira (02/04) pela Secretaria de Saúde

4 minutos passados

Tévez: “Qualquer jogador consegue sobreviver um ano sem salário”

Jogador do Boca Juniors se colocou à disposição para ajudar o povo argentino e sugeriu até entregar comida

5 minutos passados

Atraso no coronavoucher? Ministro vê “velocidade extraordinária”

General Braga Netto rejeita críticas que o governo federal tem recebido por demorar a fazer chegar os R$ 600 na…

12 minutos passados

Twitter deleta contas “pró-governo” em vários países

Plataforma removeu perfis não autênticos criados para disseminar mensagens políticas

14 minutos passados