metropoles.com

Dodge pede para STF assegurar cumprimento da pena para Ivo Cassol

O parlamentar foi condenado por fraude em licitações quando era prefeito de Rolim de Moura (RO)

atualizado

Compartilhar notícia

Jefferson Rudy/ Agência Senado
Plenário do Senado
1 de 1 Plenário do Senado - Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado

No mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou ao senador licenciado Ivo Cassol (PP-RO) o cumprimento imediato da pena de 4 anos em regime aberto, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, voltou a pedir à Corte para assegurar a efetividade da decisão.

“Renovo o pedido apresentado (de execução da pena aplicada aos sentenciados), inclusive com intimação dos réus para recolhimento da pena de multa”, escreveu a procuradora. A peça foi enviada à presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, logo após a sessão de julgamento. O documento foi disponibilizado no sistema apenas nesta quinta-feira (21/6).

O parlamentar foi condenado a 4 anos, 8 meses e 26 dias de reclusão por fraude em licitações quando era prefeito de Rolim de Moura (RO), entre 1998 e 2002. Foram condenados ainda os réus Salomão da Silveira e Erodi Matt, respectivamente presidente e vice-presidente da comissão municipal de licitações à época.

Em 2017, a sentença de Cassol foi reduzida para 4 anos, o que permitiu a substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos com prestação de serviços à comunidade.

Além do pedido para que fosse declarada a prescrição da pena – para o parlamentar não cumprir a sentença -, a defesa de Cassol solicitou a redução da multa de R$ 201,8 mil . Os ministros rejeitaram, por maioria, o pedido. Marco Aurélio Mello foi o único a votar a favor da solicitação da defesa.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações