metropoles.com

Cármen Lúcia pede ao Senado que declare perda de mandato de Ivo Cassol

Parlamentar foi condenado pelo STF por fraude em licitação. Presidente da Corte determinou agora o início do cumprimento da pena

atualizado

Compartilhar notícia

Jefferson Rudy/ Agência Senado
Plenário do Senado
1 de 1 Plenário do Senado - Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, determinou o envio de ofício ao Senado para que declare a perda de mandato do senador Ivo Cassol (PP-RO). A ministra também determinou a suspensão dos direitos políticos do parlamentar e o início do cumprimento da pena a qual foi condenado, em 2014, por fraude em licitação. Cassol deve prestar serviços comunitários.

A decisão de Cármen Lúcia ocorre depois que o plenário do Supremo rejeitou embargos apresentados pela defesa do senador contra a condenação. Ivo Cassol foi condenado pelo plenário, em 2014, a quatro anos de reclusão em regime aberto. A pena foi convertida em restritiva de direitos.

Segundo a acusação, ele participou de um esquema de favorecimento de empresas em licitações no município de Rolim de Moura (RO), entre 1998 e 2001, quando era prefeito da cidade.

Além do parlamentar, também foram condenados Salomão da Silveira e Erodi Antonio Matt, que à época das irregularidades eram, respectivamente, presidente e vice-presidente da comissão municipal de licitações.

Sete anos após o início do processo, o plenário do STF negou, em junho deste ano, o último recurso do senador contra a condenação. Assim, o caminho ficou aberto para o início da execução da pena. Na decisão, datada de 19 de julho, Cármen Lúcia também determinou o cumprimento da sentença quanto aos outros dois réus. Como Cassol, eles foram condenados a penas restritivas de direitos.

A pena do senador deve ser cumprida junto à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. Já os outros acusados devem prestar contas à Vara de Execução Penal da comarca de Rolim Moura. Segundo a decisão, ambos os juízos precisam encaminhar relatório bimestral de cumprimento da pena.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?