metropoles.com

Caças suecos: TRF-1 atende a defesa e adia depoimento de Lula

No processo, petista também é acusado de ter pressionado o governo Dilma pela renovação de benefícios fiscais a montadoras de veículos

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O desembargador Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), adiou a realização do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso dos caças suecos. O interrogatório estava marcado para esta terça-feira (22/10/2019), na Justiça Federal de Brasília.

No processo, Lula foi acusado de ter recebido propina para influenciar a compra de caças suecos pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Na ação, o petista também é acusado de ter pressionado o governo de sua sucessora pela renovação de benefícios fiscais a montadoras de veículos por meio de uma medida provisória.

A decisão de Guedes respondeu a pedido da defesa de Lula, que solicitou o adiamento com o argumento de que a Justiça ainda não recebeu as respostas de outros países sobre testemunhas que seriam ouvidas no exterior.

Entre setembro e novembro de 2017 foram expedidas pela Justiça cartas a outros países para que fossem ouvidas 17 testemunhas: 4 na França, 1 no Reino Unido e 12 na Suécia.

O desembargador deu prazo de 30 dias para que a defesa de Lula informe como está o trâmite dos depoimentos nos outros países. Depois disso, o juiz do DF deverá avaliar se aguarda uma resposta ou segue com o curso do processo.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?