metropoles.com

Barroso envia à PGR notícia-crime de Ciro contra Bolsonaro e Mendonça

Pedetista acusa presidente e ex-ministro de cometer advocacia administrativa ao determinar inquérito por suposto crime contra a honra

atualizado

Compartilhar notícia

reprodução
Ciro Gomes dá entrevista ao programa Roda Viva
1 de 1 Ciro Gomes dá entrevista ao programa Roda Viva - Foto: reprodução

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta sexta-feira (9/4) à Procuradoria-Geral da República notícia-crime do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o advogado-geral da União André Mendonça.

Ambos são acusados de cometer advocacia administrativa ao determinar a abertura de inquérito na Polícia Federal para apurar suposto crime contra a honra do presidente cometido por Ciro durante entrevista.

O pedido de investigação contra o pedetista foi assinado pelo próprio Bolsonaro e posteriormente conduzido por Mendonça, que à época era ministro da Justiça e Segurança Pública.

O envio do caso à PGR é praxe no Supremo e não envolve análise do mérito da notícia-crime. A medida visa pedir uma manifestação da Procuradoria, órgão responsável por solicitar a abertura de um inquérito contra o presidente.

Ciro acusa Bolsonaro e Mendonça de acionarem a Polícia Federal contra críticos do governo, utilizando a máquina pública para interesses privados, o que configuraria advocacia administrativa. A notícia-crime também é assinada pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e foi apresentada ao Supremo no último dia 26.

“Boçalidade do presidente”

O ex-governador do Ceará se tornou alvo de inquérito da PF após dar entrevista à Rádio Tupinambá, de Sobral (CE), na qual afirmou que a população mostra um sentimento de “repúdio ao bolsonarismo devido à boçalidade do presidente, sua incapacidade de administrar a economia do país e o seu desrespeito à saúde pública”.

Ciro também chamou Bolsonaro de “ladrão” e citou o caso das “rachadinhas”, que envolve o filho do presidente, Flávio Bolsonaro.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?