metropoles.com

Advogado que chamou STF de vergonha acusa Lewandowski de abuso

Cristiano Acioli foi detido após confrontar ministro durante voo em 2018. Com inquérito por desacato arquivado, ele quer reparação

atualizado

Compartilhar notícia

Detido por algumas horas e investigado pela Polícia Federal por suposta injúria ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao ministro Ricardo Lewandowski, em 2018, o advogado Cristiano Caiado de Acioli teve o inquérito arquivado e agora quer que o magistrado seja investigado.

Acioli ficou célebre ao fazer críticas ao STF quando encontrou o ministro Lewandowski em um voo comercial de São Paulo para Brasília, em dezembro de 2018. “Ministro, o Supremo é uma vergonha. Eu tenho vergonha de ser brasileiro quando vejo vocês”, disse o advogado, enquanto filmava o ministro. (Re)veja a cena:

O ministro chamou a Polícia Federal e Acioli foi levado a uma sala do órgão quando o avião chegou a Brasília, após fazer um discurso sobre liberdade de expressão aos demais passageiros.

Ele foi mantido no local por algumas horas, teve o depoimento registrado e foi investigado. O inquérito, que investigou se ele havia desacatado Lewandowski, foi arquivado pelo juiz federal Francisco Codevilla, de Brasília, em 2019.

Em conversa com o Metrópoles, ele conta que o episódio que acabou lhe dando alguma fama tem lados positivo e negativo. “Eu passei ter um pouco de pânico, ansiedade ao viajar de avião, a minha carreira de advogado ficou comprometida”, relata. “O lado positivo foi poder ter dado voz a uma angústia que era da sociedade. E poder compartilhar e ser ouvido sobre as minhas ideias e opiniões sobre o país”.

Agora, Acioli protocolou no STF um pedido de desarquivamento desse inquérito “para apuração da prática em tese do crime de abuso de autoridade” pelo ministro e pelos agentes que o mantiveram detido.

O ministro não se manifestou sobre a ação proposta.

Acioli disse ainda que o objetivo de sua iniciativa é mostrar que ninguém está acima da lei. “E se o Lewandowski quiser me pedir desculpas pessoalmente eu estou inclinado a aceitar”, afirma.

Veja abaixo a íntegra do documento protocolado no Supremo esta semana:

Notícia-Crime – STF – Cristiano Acioli – Desarquivamento – Fatos Novos (cópia) by Raphael Veleda on Scribd

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?