metropoles.com

Justiça nega pedido de pensão especial a descendentes de Tiradentes

Tetranetos alegavam que outros familiares, com o mesmo grau de parentesco, tiveram direito a benefício, de R$ 200

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Tiradentes
1 de 1 Tiradentes - Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), em Brasília, negou um recurso que pedia a concessão de pensão especial a seis tetranetos de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Na ação, os descendentes do personagem histórico argumentavam que outros familiares, com o mesmo grau de parentesco, conseguiram o benefício, no valor de R$ 200.

Como a decisão é da Segunda Turma do TRF-1, ainda cabe recurso, segundo o portal G1.

Quatro leis, sancionadas em 1969, 1985, 1988 e 1996, concederam pensão especial vitalícia a integrantes da quinta geração da família de Tiradentes.

O objetivo era “reconhecer a condição dos beneficiários de descendentes do vulto histórico personagem da Inconfidência Mineira, reconhecido como Patrono Cívico da Nação Brasileira pela Lei nº 4.897/65”.

Outros seis descendentes então acionaram a Justiça para ter direito ao mesmo benefício, alegando o princípio da isonomia, isto é, tratamento igualitário.

O pedido já havia sido negado em 2013, por decisão em primeira instância da Justiça Federal em Minas Gerais. Para o juiz Cláudio Henrique Fonseca de Pina, “a pensão especial postulada se trata de benefício de cunho honorífico e indenizatório, concedido com base em critério político”.

“Como sabido, via de regra, as leis são concebidas de maneira genérica, objetivando atingir a totalidade dos cidadãos. No caso dos autos, entretanto, observa-se nitidamente o caráter personalíssimo das normas, que não admite extensão com o fito de abranger outros que não são ali mencionados.”

O entendimento foi mantido em segunda instância. Para o relator da ação, desembargador federal João Luiz de Sousa “não cabe ao Poder Judiciário o exercício de atribuição normativa e substituir os Poderes Executivo e Legislativo na emissão de juízo de natureza política acerca dos dignitários de honrarias, ou mesmo ampliar os efeitos específicos de normas legais que as concedem […]”.

Tiradentes

Tiradentes (1746-1792) foi o personagem símbolo da Inconfidência Mineira, movimento que defendia a independência do Brasil do regime colonial português e a criação da República. Quando o plano foi descoberto pelo governo português, Tiradentes foi julgado e enforcado publicamente.

O corpo dele foi esquartejado e espalhado em diversas regiões do estado mineiro. Com o advento da República brasileira, em 1889, Tiradentes se tornou herói nacional.

O dia da execução dele, 21 de abril, é feriado nacional. A antiga Vila de São José do Rio das Mortes foi renomeada e se tornou a cidade de Tiradentes (MG). Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 1992.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?