Cidades

Rapaz senta na porta de cartório, é fotografado e sua imagem viraliza como ladrão de carros

4 minutos de leitura
Rapaz senta na porta de cartório, é fotografado e sua imagem viraliza como ladrão de carros
Foto: Reprodução/WhatsApp

Nilton Roque Borstel Júnior, de 27 anos, procurou a delegacia de Sorriso (400 km de Cuiabá) nessa quarta-feira (10) para denunciar que está sendo vítima de calúnia e difamação nas redes sociais. Isso porque um cidadão o apontou como um ladrão de carros, tirou suas fotos e o caso viralizou no WhatsApp.

Conforme a mensagem que o LIVRE recebeu, junto com a foto de Nilton Júnior, ele estaria atuando com um dispositivo que impede o acionamento dos alarmes dos veículos. Dessa forma, a porta do carro não trava e ele estaria apto a roubá-lo.

A mensagem rapidamente se espalhou pelos grupos no WhatsApp e chegou ao próprio Nilton. O advogado do rapaz, porém, explicou, em outra mensagem, que a informação é falsa e caluniosa. Para se resguardar, ele registrou um boletim de ocorrência e gravou um vídeo na porta da delegacia.

“Eu quero esclarecer um fato que aconteceu comigo aqui na tarde de ontem, em frente ao cartório do Benedito, do 2º ofício”, começa Nilton, ao se apresentar.

Segundo contou, ele aguardava, sentado em uma mureta, pelo dono de uma garagem chegar com documentos de um veículo que ele havia adquirido, para reconhecer firma em cartório, quando percebeu a aproximação de um veículo Toyota Hilux SW4, de cor branca.

O motorista do carro chegou a descer e a apertar o alarme do veículo. No entanto, teria tido dificuldades. Por isso, voltou ao carro e saiu. O jovem conta que percebeu a dificuldade e os olhares em sua direção, mas que não ofereceu ajuda porque o homem não comentou nada.

Conforme narrou em seu vídeo, o dono da caminhonete retornou minutos depois, já com outros dois homens, que o abordaram de forma ríspida. Nilton contou que os homens perguntaram o que ele tinha em sua mão, ao que respondeu que era a chave de um carro.

“Eu vi que eles estavam desconfiando que eu estava tentando cometer algum crime, sei lá, roubar o carro ou alguma coisa, e eu me expliquei. Falei que era a chave do meu carro e que eu não estava fazendo nada de errado”, observou.

Nilton disse que, logo depois, o dono da garagem chegou, e ele, antes de entrar no cartório, pediu que o homem apagasse a imagem, uma vez que tudo não teria passado de um mal entendido. O pedido, porém, não foi atendido.

“Minha imagem está sendo usada aí nas redes sociais de Sorriso e eu quero, com esse vídeo, esclarecer que está aqui, eu já fiz o boletim de ocorrência. Estou aqui na Polícia Civil”, diz o rapaz, no vídeo.

Em outro trecho, Nilton manda um recado ao homem que iniciou a divulgação da informação falsa no WhatsApp. O jovem pontua que foi vítima de um prejulgamento por parte do dono da caminhonete por estar sujo, ao final de um dia de trabalho. Disse ainda que, se houvesse dúvidas, o homem deveria ter acionado a Polícia Militar e não tê-lo exposto como fez. Ele afirmou que iria procurar o advogado para dar continuidade no processo e que o autor da mensagem falsa será responsabilizado.

Um advogado do município, que é conhecido de Nilton, disse ao LIVRE que o rapaz trabalha com o pai em uma empresa de construção – e que “é do bem”.

Ele ainda garantiu que, nesses casos, é possível que o autor das mensagens, se for identificado, responda pela calúnia e ainda deva pagar indenização por danos morais. Ainda conforme o advogado, também é possível que Nilton peça indenização para quem replicar a mensagem com sua imagem.

Abaixo, confira a mensagem com conteúdo falso e o vídeo do rapaz:

“Bom dia. Fica um alerta: está acontecendo em Sorriso. Tem pessoas em frente comércio com dispositivos famosos (chupa cabra). Você aciona o alarme e não trava. Ontem aconteceu com o carro do meu irmão em frente ao Cartório do seu Benedito. A pessoa estava próxima, com um controle. Mudamos o carro de lugar e normalizou o alarme. Tiramos fotos do cidadão, que já está com a polícia. Fica o alerta”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes