metropoles.com

João Doria promete a prefeitos comprar doses de vacina da Pfizer

Governador também prometeu 20 milhões da Sputnik V. Essa carga de vacinas se juntará a mais 20 milhões de doses da Coronavac

atualizado

Compartilhar notícia

Pete Bannan/MediaNews Group/Daily Local News via Getty Images
Vacina Pfizer coronavírus
1 de 1 Vacina Pfizer coronavírus - Foto: Pete Bannan/MediaNews Group/Daily Local News via Getty Images

São Paulo – João Doria (PSDB) prometeu comprar 20 milhões de doses da vacina Sputnik V, da Rússia, e 20 milhões da vacina produzida pelo laboratório Pfizer. A promessa ocorreu na terça-feira (2/3), em reunião com prefeitos da maioria dos municípios do estado de São Paulo.

Essa carga de vacinas se juntará a mais 20 milhões de doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, e que serão disponibilizadas aos paulistas até o fim do ano.

A Pfizer ofereceu 100 milhões de doses ao governo federal ainda em 2020, mas o presidente Jair Bolsonaro recusou a oferta. Em 2021, com a demanda da população, houve a aprovação do registro da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Porém, embora representantes do governo federal e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já tenham garantido que agora há interesse em comprar qualquer imunizante aprovado pelo órgão regulador, ainda não há acerto para a aquisição de doses com a farmacêutica multinacional.

Já a vacina Sputnik V ainda não recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda assim, há forte lobby pelo imunizante russo na esfera federal.

Doria já havia sinalizado interesse pela Sputnik e declarou à imprensa que “muitos governadores estão em Brasília, na União Química, fazendo a opção de compra da vacina Sputnik, inclusive São Paulo. O nosso secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, está lá nos representando com a deliberação de compra de 20 milhões de doses da vacina Sputnik”.

Enquanto o governo federal se enrola, João Doria quer negociar as vacinas de forma independente, sem esperar por resoluções do governo federal. Contudo, durante a reunião com prefeitos, o governador tucano não deu detalhes em relação a valores, prazos e recursos reservados para a compra das vacinas.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?