Categorias: Brasil

Ipea: 22,7% das casas não obtiveram renda com trabalho no 1º trimestre

Quase um quarto dos domicílios brasileiros viveram sem nenhuma renda obtida com trabalho no primeiro trimestre do ano, informou nesta terça-feira (18/06/2019) o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“Hoje, 22,7% dos domicílios não tem nenhuma renda do trabalho, o que é muita coisa. A crise bateu muito forte no mercado de trabalho e mais fortemente no trabalhador menos escolarizado, com emprego de pior qualidade e esse trabalhador tem sofrido mais com a crise”, explicou a economista Maria Andréia Lameiras, técnica em planejamento e pesquisa do órgão.

Os domicílios sem nenhuma renda de trabalho foram também os que mais aumentaram em relação ao primeiro trimestre de 2014, quando o mercado de trabalho começou a se deteriorar. Na época, o total de domicílios sem renda era de 19% do total, e a renda mais alta atingia 2,2% dos lares.

Em estudo a partir de micro dados da Pnad Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ipea revelou que 52,5% dos domicílios estão sem renda ou com renda muito baixa, enquanto a renda média atinge 33,8% das casas Por outro lado, apenas 2,1% dos domicílios tiveram renda alta no mesmo período.

“Isso mostra que o mercado de trabalho é o pior retrato da crise econômica que o Brasil está passando. Estamos saindo da crise, mas muito lentamente, e o mercado de trabalho reage depois da economia como um todo. Hoje a gente tem uma economia que cresce muito pouco, e o emprego tem uma reação ainda mais lenta”, explicou Maria Andréia.

Estadão Conteúdo

Últimas notícias

Escândalo sexual de príncipe Andrew ofusca campanha britânica

O primeiro-ministro e seu oponente trabalhista haviam planejado divulgar seus planos para o país antes da eleição de 12 de…

7 minutos passados

A Dona do Pedaço: veja a receita do bolo vermelho da Maria da Paz

Descubra como produzir o doce que fez a personagem de Juliana Paes ganhar o Best Cake

8 minutos passados

Alok pausa trabalho por um mês para esperar nascimento do filho

Romana Novais abriu o Instagram para perguntas e contou sobre a agenda do marido

10 minutos passados

Ônibus perde o controle, tomba e deixa 42 feridos em Minas Gerais

Corpo de Bombeiros afirmou que o veículo teve problemas no freio, ganhou velocidade e acabou virando. Dois passageiros estão em…

10 minutos passados

Dólar fecha o dia em R$ 4,20, valor recorde desde o Plano Real

Pessimismo chinês sobre acordo com EUA para encerrar guerra comercial e tensões na América Latina azedam o humor do mercado

13 minutos passados

CLDF vai acelerar ritmo de votação para não estender sessões

Intenção é zerar a pauta com 32 projetos do governo e 96 de parlamentares. Trabalhos no plenário devem ser concluídos…

14 minutos passados