metropoles.com

INSS: não há previsão de atualizar o sistema para novas regras

O órgão explicou que os pedidos efetuados até a reforma da Previdência estão sendo analisados normalmente e continuam sendo concedidos

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Santos/USP Imagens
previdencia-social
1 de 1 previdencia-social - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

As novas regras previstas na Emenda Constitucional 103, da reforma da Previdência, começaram a valer no dia 13 de novembro. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, contudo, nesta segunda-feira (06/01/2020), que ainda não tem previsão de quando os sistemas estarão completamente adequados. Enquanto isso não ocorre, os servidores ficam impedidos de analisar pedidos de benefícios feitos após o dia 13, como aposentadoria e pensão por morte. As informações são do Extra.

O INSS explicou que os pedidos efetuados até a emenda estão sendo analisados normalmente e continuam sendo concedidos. Em dezembro, o órgão informou que tinha cerca de um milhão de requerimentos pendentes de análise.

A autarquia recebe, mensalmente, cerca de 900 mil novos pedidos de benefícios. Segundo o INSS, estão habilitados para operação os sistemas para concessão de salário maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e a pensão especial destinada a crianças com microcefalia decorrente do Zika vírus. “Esses benefícios representam mais da metade de toda a demanda recebida diariamente pelo INSS”, afirmou o órgão.

O INSS justificou que a demora em concluir a atualização do sistema é em função da complexidade das mudanças, que, segundo o órgão, representaram “a maior e mais profunda reforma no sistema previdenciário do país, com significativos ajustes paramétricos, mudanças nas regras de acesso, idade, alíquotas, regras de transição, regras de cálculo, limitação à acumulação de benefícios e tantas outras”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?