metropoles.com

Inmet emite alerta para chuvas intensas na virada do ano. Veja onde

O alerta destaca que as chuvas podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora. Os ventos devem chegar a 100 quilômetros por hora

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Inmet
Inmet emite alerta para chuvas intensas na virada do ano
1 de 1 Inmet emite alerta para chuvas intensas na virada do ano - Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas na virada de 2021 para 2022. Treze estados e o Distrito Federal estão na rota das pancadas.

O aviso foi publicado na manhã desta sexta-feira (31/12) e destaca que as chuvas podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora. Os ventos devem chegar a 100 quilômetros por hora.

“Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz trecho do comunicado.

Segundo o órgão do clima, o grau de severidade do alerta é de perigo.

Instruções em casos de acidentes:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

As áreas que têm maior risco para chuva forte e volumosa são Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e o Distrito Federal.

Desta vez, a Bahia ficou de fora do alerta. O estado sofreu severos danos nos últimos dias devido aos temporais. Ao todo, 25 pessoas morreram e 151 cidades estão em situação de emergência.

Riscos

As intempéries do clima mudaram a realidade de quase 400 cidades brasileiras. Enquanto os temporais colocaram cidades da Bahia, de Minas Gerais, do Piauí e Tocantins em estado de emergência, a seca severa afeta municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Os decretos de situação de emergência permitem aos municípios uma série de benefícios, como ajuda humanitária, repasse de recursos e auxílio em obras de restabelecimento urbano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?