metropoles.com

Prêmio Engenho de Comunicação anuncia novidades para 14ª edição

Sete jurados contemplam jornalistas e veículos de comunicação que se destacaram na cobertura de notícias no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

HUGO BARRETO/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES
WhatsApp Image 2017-09-26 at 18.22.19
1 de 1 WhatsApp Image 2017-09-26 at 18.22.19 - Foto: HUGO BARRETO/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES

Na primeira semana de novembro, acontece a 14ª edição do Prêmio Engenho de Comunicação, na Embaixada de Portugal. Este ano, convidados e jurados vão debater a relação entre poder e ego na profissão. 

O prêmio contempla, em oito categorias, jornalistas e veículos de comunicação que defendem valores como liberdade de expressão, ética, transparência, cidadania e democracia. No quesito profissional do ano, a jornalista Camila Bomfim, da TV Globo, já foi eleita pelo trabalho desenvolvido na cobertura política.

A grande surpresa da noite será a volta do homenageado sênior. Ou seja, um profissional reconhecido pela competência. “Esse jornalista será alguém capaz de valorizar a categoria, motivar outros colegas e inspirar as novas gerações”, explica Katia Cubel, presidente do Prêmio Engenho.

Prêmio para jornalista deveria ser um por dia. As pessoas só vêm glamour e poder. Mas é um sacerdócio, ralação diária. Quantas vezes deixamos a família em casa para fazer plantão, passamos datas comemorativas em pauta, trabalhando. É uma vida muito dura. O Prêmio Engenho pretende valorizar esse profissional

Katia Cubel, jornalista e presidente do Prêmio Engenho

Categorias do Prêmio Engenho

Melhor Site – portal do DF que traga informações e serviços, com criatividade, inovação, precisão e qualidade.

Melhor Coluna – coluna fixa, de veículo impresso ou eletrônico, que traga as notícias mais interessantes sobre fatos ocorridos na cidade. A coluna pode ser de circulação nacional, mas tem que ser produzida em Brasília.

Melhor Programa de Rádio – Iniciativa de destaque no meio radiofônico, com conteúdo jornalístico, cultural ou de prestação de serviços.

Melhor Apresentador (a)/âncora de TV – Profissional de vídeo de Brasília cujo trabalho se destaque pela credibilidade e carisma junto ao público.

Melhor Programa de TV – Iniciativa de destaque pela inovação, conteúdo jornalístico, cultural ou de serviço, em emissora aberta ou fechada.

Melhor Veículo Impresso – Iniciativa, ação, produto ou serviço criado por veículo impresso, jornal ou revista, de periodicidade regular, com circulação na capital do país.

Melhor Cobertura de Brasília – veículo de comunicação, produto ou editoria, de veículo impresso ou eletrônico, que destaque notícias da cidade.

Jornalista do Ano – profissional de comunicação que tenha se destacado durante o ano.

 

Hugo Barreto/Especial para o Metrópoles
Kátia Cubel defende valores como liberdade de expressão, ética, transparência, cidadania e democracia no jornalismo

 

Desde 2008 a premiação passou a integrar o calendário oficial de eventos da capital com a sanção da lei distrital nº 4.231. Em 2016, o Metrópoles foi escolhido pelos jurados como o melhor site do Distrito Federal. Os integrantes do júri selecionam três finalistas em cada categoria. Dependendo da disputa, o consenso entre eles acontece no dia da premiação.

Para a 14ª edição, os jurados são:

  • Ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim
  • Ministro do TCU, Weder de Oliveira
  • Secretário Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Márcio de Freitas
  • Presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana
  • Diretora jurídica do CNA/SENAR, Eliziane Carvalho
  • Coordenador do curso de comunicação do UniCEUB, Bruno Nalon
  • Coordenadora do curso de comunicação social do Iesb, Daniela Goulart

Compartilhar notícia