metropoles.com

Horas após ser diagnosticada com “gases”, menina de 12 anos morre

O laudo de Michele Soares Silva aponta edema pulmonar e malformação renal como causas do falecimento da menina

atualizado

Compartilhar notícia

Michele Soares Silva
1 de 1 Michele Soares Silva - Foto: null

Michele Soares Silva, de 12 anos, morreu horas depois de ser diagnosticada com gases, em Iperó (SP). A garota passou por atendimento médico na cidade e em duas Unidades Pré-Hospitalares (UPH) de Sorocaba (SP), mas não resistiu.

De acordo com o tio da menina, João Ramos Batista, em entrevista ao G1, Michele morreu no dia 24 de agosto depois de passar mal em casa durante a tarde reclamando de dores abdominais. Ela foi levada até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro George Oetterer, em Iperó. A  menor foi atendida por um médico, mas foi liberada após ele afirmar que ela estaria com gases.

Michele voltou a passar mal durante a madrugada e foi levada por parentes à UPH da Zona Oeste, em Sorocaba, que faz apenas atendimentos em crianças.

“Ela estava muito mal e com os lábios quase roxos, quase não falava direito e desmaiando. Quando chegou lá, nem olharam para ela. Negaram o atendimento porque lá falaram que só atendia até 11 anos. Como ela tinha 12 anos, não iriam atender e teríamos que ir, de carro, até a unidade na Zona Norte. Estamos chocados porque ela passou no médico à tarde e disseram que ela estava bem, mas por que ela não está mais com a gente”, disse o tio ao G1.

A família então foi até a UPH da Zona Norte, mas Michele morreu pouco mais de 40 minutos após dar entrada na unidade. “Foi muito rápido. Atendeu imediatamente, mas o médico já falou que o problema dela era grave. Não deu nem uma hora, já falaram que ela não tinha resistido”, disse.

O laudo médico aponta como causa da morte edema pulmonar, insuficiência renal e malformação renal. Inconformada, a família registrou um boletim de ocorrência na delegacia de polícia, que deve investigar o caso, e o corpo passou por exames no Instituto Medico Legal (IML), que devem ser concluídos em até 30 dias.

As secretarias de Saúde de Sorocaba e Iperó informaram que estão acompanhando a investigação e que apuram os detalhes do atendimento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?