Antonio Bertolin, integrante da manifestação que invadiu a Câmara Municipal de Porto Alegre (RS), nessa quarta-feira (20/10), ocupa um cargo de confiança do prefeito do município, Sebastião Melo (MDB). O Diário Oficial de Porto Alegre divulgou, no dia 2 de agosto deste ano, a nomeação de Bertolin como Gerente de Projeto I do gabinete da Diretoria-Geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Demae).

O vereador Leonel Radde (PT-RS) denunciou a nomeação em perfil no Twitter e afirmou que o homem, durante o horário de serviço, “estava cometendo crimes”. Radde relata que Antonio Bertolin segurava um “cartaz com a suástica nazista” e tinha o comportamento agressivo no momento do protesto.
Na manhã desta quinta-feira (21/10), a bancada do PT e da oposição foi à Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância e registraram um Boletim de Ocorrência contra o ato.
Veja as publicações do vereador a seguir:
Ontem arranquei um cartaz com a suástica nazista da mão de um manifestante extremamente agressivo e violento, líder do ataque à Câmara Municipal de Porto Alegre. O indivíduo é Cargo de Confiança do Prefeito @SebastiaoMelo e no seu horário de serviço estava cometendo crimes. pic.twitter.com/NL7IfIarCR
— Leonel Radde (@LeonelRadde) October 21, 2021
Fascistas! Racistas! Nazistas!
NÃO PASSARÃO! A bancada de oposição acabou de registrar Boletim de Ocorrência contra os criminosos que ontem geraram o caos na Câmara Municipal de Porto Alegre! Ninguém faz nada sozinho Todes na luta pela democracia! pic.twitter.com/3rk8uPJI0h— Leonel Radde (@LeonelRadde) October 21, 2021