metropoles.com

“Guedes errou”, diz economista especialista em consultoria financeira

O problema está no conflito de interesse em manter a offshore e comandar a economia do país, aponta

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Lambe-Lambe com a imagem do Ministro da Economia Paulo Guedes em uma cédula de US$ 9,55 milhões é visto na Avenida Faria Lima, zona sul de São Paulo
1 de 1 Lambe-Lambe com a imagem do Ministro da Economia Paulo Guedes em uma cédula de US$ 9,55 milhões é visto na Avenida Faria Lima, zona sul de São Paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A economista e CEO  GoesInvest Tatiana Goes é uma das poucas vozes do mercado financeiro a dizer que o ministro da Economia Paulo Guedes cometeu um erro ao manter a offshore nas Ilhas Virgens Britânicas mesmo depois de assumir o cargo.

Goes fala sobre a gestão pública com conhecimento de causa. Antes da sua ampla atuação no setor privado, ela trabalhou no Banco Central e no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Goes ressalta que não é contra o uso de offshores na proteção de patrimônios e cita como exemplo a compra de imóveis nos Estados Unidos, quase sempre feita através de companhias como essas, mas diz que o problema está no conflito de interesses.

Veja a seguir os principais trechos da entrevista que ela deu ao Metrópoles.

Metrópoles: O Pandora Papers revelou a existência de uma offshore do ministro Paulo Guedes. Qual sua avaliação?

Tatiana Goes: Ele ter uma offshore, tudo bem, qualquer um pode ter. É até recomendável na maioria dos casos onde o cliente tem patrimônio e quer fazer a parte de sucessão dele. O erro dele foi não ter saído da administração dessa offshore.

Metrópoles: Por quê?

Tatiana: Subentende-se que um cara que tem um alto cargo no governo pode possuir e ter acesso a informações privilegiadas. Ele também estaria errado se tivesse uma empresa no Brasil. O Código de Conduta da Alta Administração Federal proíbe manter aplicações financeiras no Brasil ou no exterior passíveis por serem afetadas por suas decisões governamentais.

Metrópoles: Ele errou, então?

Tatiana: Ele errou, ele não podia ficar como administrador dessa empresa. Agora ele vai ter que negociar com a ilha [Ilhas Virgens Britânicas] e obviamente, a Comissão de Ética Pública (CEP).

Metrópoles: O ministro Paulo Guedes apresentou um documento dizendo que ele não era mais diretor da empresa desde o fim de 2018, mas continuou como sócio e beneficiário dela. Isso muda alguma coisa na sua opinião?

Tatiana: Dá no mesmo, beneficiário ou administrador. Nesse caso, ele não tem mais poder discricionário sobre as movimentações da empresa. Ele não pode movimentar a conta, mas é muito complicado, porque ele como alto escalão, principalmente como ministro da Economia… É conflito de interesse. Agora, ele tinha a offshore declarada [na Receita Federal]. O erro foi da Comissão de Ética.

Metrópoles: Mas por que ter a offshore não é problema?

Tatiana: Não é, a demonização do termo offshore que é demais. Existiu um outro momento no passado onde offshores não pediam que informassem quem são os sócios, mas isso passou. Com o Panamá Papers, o Panamá teve de se ajustar. Antes, uma pessoa no Panamá não precisava nem mandar documentação pessoal. Agora tudo o que entra e sai é reportado.

Metrópoles: Que outras consequências você avalia que o caso pode ter?

Tatiana: No caso do Pandora Papers, depois dessa confusão toda, muito banco estrangeiro não vai aceitar brasileiro nem pintado de ouro.

Metrópoles: Como assim?

Tatiana: Um exemplo é o que aconteceu com o HSBC no início dos anos 2010. Eles solicitaram que brasileiros com conta na Suíça tirassem o dinheiro de lá em 90 dias. Os bancos ficam muito sensíveis a riscos de imagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?