Governo usa gráfico genérico para dizer que vermífugo Annita cura Covid-19

A animação exibida em cerimônia no Palácio do Planalto consta em um banco de imagens internacional e está disponível para compra

atualizado 19/10/2020 22:54

Ministro Marcos PontesHugo Barreto/Metrópoles

Sem divulgar dados da pesquisa e usando um gráfico idêntico ao de um banco de imagens, o governo informou nesta segunda-feira (19/10) que os resultados de estudos clínicos apontaram que o vermífugo nitazoxanida, conhecido como Annita, teria sido eficaz para reduzir a carga viral em pacientes na fase inicial da Covid-19.

Além dos discursos, o governo apresentou um vídeo no início da cerimônia no qual consta a imagem de um gráfico genérico, sem informações, com a frase “Nitazoxanida é eficaz!”. Trata-se de um gráfico de barras animado em tons de azul com uma seta apontando para dados em queda. Ele não tem números ou indicações. Quando os dados começam a aparecer, surge a legenda “Comprovado cientificamente, reduz a carga viral, fase precoce”.

0


O gráfico animado foi extraído do banco de imagens internacional Shutterstock para, aparentemente, mostrar resultados positivos dos efeitos de um medicamento contra a Covid-19. A imagem está disponível para compra por valores de US$ 69 a US$ 179, dependendo da resolução.

O resultado foi anunciado em uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente, da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, de ministros do governo, em destaque, o do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que vem acompanhando os estudos desde o início da pandemia.

Os dados dos estudos, no entanto, não foram divulgados sob a alegação de que ainda não foram publicados por revistas científicas.

O uso do gráfico movimentou as redes sociais.

 

Últimas notícias