metropoles.com

Governo federal define ponto facultativo para servidores nesta sexta

Nesta quinta, é celebrado o dia de Corpus Christi. Feriado celebra a eucaristia, sacramento católico. DF também terá ponto facultativo

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Ipe amarelo servidor público
1 de 1 Ipe amarelo servidor público - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, editou uma portaria que estabelece que 4 de junho, sexta-feira, tenha ponto facultativo para servidores da administração pública federal. O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (2/6).

Nesta quinta (3/6), é feriado nacional, dia de Corpus Christi. A festividade tem o objetivo de celebrar a eucaristia —sacramento católico que relembra a Última Ceia.

De acordo com a portaria, dias de guarda dos credos e religiões não relacionados poderão ser compensados, “desde que previamente autorizados pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor”.

“O Ministério da Economia também alerta que não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ou postergar ponto facultativo, em discordância com o que dispõe a portaria”, diz o texto.

De acordo com a coluna do Metrópoles Grande Angular, o Distrito Federal também terá ponto facultativo na sexta. O governador Ibaneis Rocha (MDB) deve publicar o ato em Diário Oficial do DF.

A decisão de decretar ponto facultativo no dia seguinte é prerrogativa dos governadores ou prefeitos pelo Brasil.

Vacinação contra a Covid-19

Apesar do feriado, o DF manterá a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira. Os horários ainda não foram divulgados.

Mais cedo, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal havia informado que não teria campanha durante o feriado de Corpus Christi, mas a pasta voltou atrás.

Na sexta-feira, os postos de imunização funcionam normalmente, das 8h às 17h. No sábado e no domingo a vacinação ocorrerá em seis postos, das 9h às 17h, como nos fins de semana anteriores.

Compartilhar notícia