metropoles.com

GO: imunização terá horário estendido em Aparecida neste sábado (26/2)

Vacinação estará disponível até as 16h. Na próxima segunda e terça, os 34 postos da cidade ficarão fechados

atualizado

Compartilhar notícia

Rodrigo Estrela/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
Foto colorida mostra mãos de trabalhadora da saúde manuseando seringa com vacina da Covid em Aparecida de Goiânia (GO) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra mãos de trabalhadora da saúde manuseando seringa com vacina da Covid em Aparecida de Goiânia (GO) - Metrópoles - Foto: Rodrigo Estrela/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – A Central de Imunização de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, vai funcionar até as 16h neste sábado (26/2). Geralmente, aos sábados, o local fica em atividade até o meio-dia. Na ocasião, a população terá acesso a todas as vacinas do calendário básico, além da para Covid-19.

Imunossuprimidos também poderão passar por avaliação com médico para receber a imunização contra a pneumonia. O horário estendido de funcionamento da Central é uma oportunidade para a população atualizar o cartão de vacinação antes das comemorações de Carnaval, já que os 34 postos da cidade não funcionarão na segunda e terça-feira, 28 de fevereiro e 1º de março. Na quarta (2/3), a Central retoma os atendimentos às 8h. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a vacinação volta a funcionar às 14h.

“Amanhã, sábado, apenas a Central irá funcionar, das 8 às 16h. Aos domingos não há vacinação em nenhum posto e, excepcionalmente, nesta segunda e terça, em virtude da decretação de ponto facultativo, os 34 postos de imunização não funcionarão. As atividades serão retomadas na quarta-feira de cinzas, 2 de fevereiro, quando a Central de Imunização volta a atender às 8h e as salas de vacinação das UBS´s às 14h”, reforça a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Vacinação contra a pneumonia

Neste sábado, também é a última oportunidade para a população imunossuprimida ter acesso à imunização contra a pneumonia de forma facilitada. Geralmente, as vacinas Pneumo 13 e Pneumo 23, que protegem contra essa doença que acomete os pulmões, são aplicadas mediante a abertura de um processo.

Mas, durante toda essa semana, um médico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve a postos na Central de Imunização, avaliando os pacientes que se enquadravam nos critérios para recebimento das vacinas contra a pneumonia e, quando necessário, já encaminhava para recebimento dos imunizantes.

O atendimento do profissional continua amanhã, das 8 às 16h, sem necessidade de agendamento prévio. Os interessados devem levar comprovante de endereço, cartão de vacinação e receitas, exames e laudos, de qualquer época, que comprovem as enfermidades para ajudar na avaliação médica.

Apenas pessoas com as seguintes doenças ou condições poderão ser contempladas com essa vacinação, após avaliação médica: HIV/Aids, diabetes mellitus, doenças oncológicas, transplantados de órgãos sólidos, transplantados de células-tronco hematopoiéticas (TMO), asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas, fístula liquórica e derivação ventrículo peritoneal (DVP), implante de cóclea, imunodeficiências congênitas, nefropatias crônicas/hemodiálise/síndrome nefrótica, pneumopatias crônicas, asma persistente moderada ou grave, Fibrose cística (mucoviscidose), cardiopatias crônicas, imunodeficiência devido a imunodepressão terapêutica, hepatopatias crônicas, doenças neurológicas crônicas incapacitantes, trissomias e doenças de depósito.

Vacinas de rotina

Neste sábado, a população poderá ter acesso ainda a todas as vacinas de rotina, na Central de Imunização, das 8 às 16h. São imunizantes que incluem proteção contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, catapora e HPV. Cada vacina é indicada para uma determinada faixa etária. Para receber os imunizantes é necessário apresentar RG ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacinação. As vacinas são gratuitas.

Vacinação contra a Covid-19

Na Central também estarão disponíveis vacinas contra a Covid-19 para crianças acima de 5 anos, adolescentes e adultos, seja primeira dose, segunda ou o reforço. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade OU certidão de nascimento e cartão SUS OU CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável. Crianças também precisam levar, necessariamente, o cartão de vacinação.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade OU certidão de nascimento, CPF OU Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação documento de identidade OU certidão de nascimento, CPF OU Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?