metropoles.com

Forças Armadas e policiais fazem operação em Niterói (RJ)

O objetivo é cumprir 26 mandados de prisão preventiva, dois de apreensão de adolescentes e 34 de busca e apreensão

atualizado

Compartilhar notícia

Tomaz Silva/Agência Brasil
segurança olimpíadas
1 de 1 segurança olimpíadas - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

As Forças Armadas e policiais civis e militares fazem desde a madrugada desta quarta-feira (16/8) uma ação em comunidades de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A operação, denominada Dose Dupla, deteve 14 pessoas. Um militar do Exército ficou ferido durante um tiroteio. O homem participava de ação na comunidade do Caramujo, quando se envolveu na troca de tiros e acabou atingido na mão.

De acordo com a assessoria de imprensa do Comando Militar do Leste (CML), o ferimento não é grave. Ainda assim, a vítima foi encaminhada para o hospital, para ser avaliada.

Todos os presos foram encaminhados para a Delegacia de Homicídios de Niterói e dois homens foram liberados. Um deles seria pai de um adolescente que resistiu à condução pelas tropas. A operação faz parte do Plano Nacional de Segurança para combater o crime organizado no estado.

O objetivo é cumprir 26 mandados de prisão preventiva, dois de apreensão de adolescentes e 34 de busca e apreensão. Exército e Marinha atuam com efetivo de 2,6 mil homens, responsáveis pelo cerco de pontos estratégicos.

Algumas ruas estão interditadas e os espaços aéreos controlados, com restrições para aviões civis, mas sem interferência nas operações dos aeroportos Santos Dumont e Internacional do Galeão.

Dois helicópteros, um da Marinha e outro do Exército, e 33 blindados dão apoio às ações, além de 120 viaturas de transportes. Toda a operação está sendo coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, no Rio de Janeiro.

Histórico
Um contingente de 8,5 mil militares começou no dia 28 de julho para reforçar a segurança em diversos pontos da região metropolitana do Rio, que vive uma escalada da violência nos últimos meses.

O deslocamento das tropas, em ação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), foi autorizado por decreto do presidente Michel Temer (PMDB-SP), publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU). A autorização vale até 31 de dezembro, mas deve ser prorrogada para 2018. (Com informações da Agência Brasil)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?