Fiocruz recebe nova carga de insumos para vacina no sábado (12/6)

Nova remessa de ingredientes para a produção de AstraZeneca garantirá entregas semanais até 10 de julho

atualizado 07/06/2021 17:47

Vacina AstraZenecaJaap Arriens/NurPhoto via Getty Images

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou, nesta terça-feira (7/6), que nova carga de ingredientes farmacêuticos ativos (IFA) usados para a produção da vacina AstraZeneca chegará ao Brasil antecipadamente, no sábado (12). A carga estava prevista para ser entregue no dia 20 de junho.

A entidade disse, em nota oficial, que a nova remessa “garantirá entregas semanais da vacina ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até 10 de julho”, mas não especificou a quantidade de insumos que chegarão ao país. “Mais informações sobre a chegada do IFA serão divulgadas até o final desta semana.”

A Fundação informou também que a partir desta semana passará a entregar as vacinas em dois lotes. Às sextas-feiras, uma remessa ficará sob a responsabilidade do estado do Rio de Janeiro; aos sábados, outra vai para o almoxarifado central do Ministério da Saúde em São Paulo. É a partir de São Paulo que será redistribuída para o resto do país.

0

Essa mudança logística foi feita, segundo a Fiocruz, a pedido da Coordenação de Logística do Ministério da Saúde.

Com a remessa antecipada de ingredientes para a vacina, a Fiocruz não vai precisar parar os motores da fábrica de BioManguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro, prevista para o dia 11 de junho.

Até o momento, a Fiocruz já entregou 50 milhões de doses de vacinas. Embora não tenha anunciado a quantidade de IFA que virá no sábado, o contrato entre a fundação e o governo federal estima uma entrega de 65 milhões de doses de vacina até julho, levando em conta a chegada de quatro lotes entre este mês e o próximo.

 

Últimas notícias