metropoles.com

Fila virtual em Foz do Iguaçu tem 100 caminhões, diz Unafisco

Paralisação dos auditores fiscais atrasa operações e deixa 800 veículos no pátio, o equivalente a 90% da capacidade do local

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Receita Federal
Caminhões aguardam autorização para deixar país
1 de 1 Caminhões aguardam autorização para deixar país - Foto: Divulgação/Receita Federal

Ao menos 100 caminhões aguardam em fila virtual de exportação, nesta terça-feira (11/10), fora do Porto Seco, em Foz do Iguaçu (PR). O ponto fica na fronteira com a Argentina e o Paraguai e é a maior estação aduaneira do interior da América Latina.

A fila é reflexo de uma operação padrão nas atividades dos auditores fiscais federais agropecuários, anunciada em 27 de dezembro, por tempo indeterminado. A decisão veio após cortes no orçamento da União e anúncio de aumento apenas para policiais federais.

Segundo a Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal do Brasil (Unafisco), além da fila virtual, há cerca de 800 caminhões no pátio em Porto Seco, o equivalente a 80% da capacidade do local.

Na quarta-feira (5/1) da semana passada, havia 450 caminhões no pátio e a fila virtual era “patricamente zerada”, de acordo com a Unafisco.

Os auditores agropecuários são vinculados ao Ministério da Agricultura e reclamam de déficit de ao menos 1.620 affas [a sigla do cargo] e de falta de reajuste salarial desde 2017.

O sindicato ainda diz que, desde 7h desta terça, saíram do Porto Seco 95 caminhões de exportação em direção às fronteiras. No entanto, até 11h30 apenas 15 haviam recebido autorização para deixar o país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?