metropoles.com

ES: programa Qualificar abre vagas em cursos gratuitos para mulheres

São 1.030 vagas abertas para moradoras de 18 municípios; os cursos são presenciais e as inscrições são até 25 de agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
Mulher aplicando maquiagem no rosto
1 de 1 Mulher aplicando maquiagem no rosto - Foto: Pexels

O Programa Qualificar ES abriu 1.030 vagas para mulheres que querem fazer cursos presenciais de qualificação profissional. As oportunidades são destinadas a moradoras de 18 municípios do Espírito Santo, e as alunas não pagam pelos treinamentos.

A carga horária vai de 90 a 120 horas. As interessadas precisam ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizada e morar no bairro e município onde o curso será realizado. Para treinamentos na área de saúde, as candidatas precisam ter mais de 18 anos.

Há chances para aulas de maquiagem, design de sobrancelhas, biscoitos caseiros, pizzaiolo, preparação de salgados, confeccionador de bolsas, cuidador infantil, preparação de massas, auxiliar de rotinas administrativas, bolos e suas variações, costura, berçarista, recepcionista, agente comunitário de saúde e doces para festas.

O programa é oferecido pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e as inscrições podem ser feitas até 25 de agosto no site. São permitidas duas inscrições por CPF em cursos e turnos distintos.

A classificação é realizada em ordem de inscrição, bairro prioritário e ordem decrescente, até o preenchimento de todas as vagas. Segundo o Edital, em caso de oportunidades não preenchidas, candidatas dos bairros do entorno poderão concorrer as vagas.

Cursos

Os dias, horários e locais de realização das aulas, assim como as cargas horárias, variam de acordo com cada curso. Para consultar os dados e lugares de cada curso, basta entrar no edital Nº 019/2022. Essas informações se encontram no final do documento.

Os cursos serão realizados nos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória, Alegre, Alfredo Chaves, Aracruz, Atílio Vivácqua, Cachoeira de Itapemirim, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Jaguaré, Marataízes, Montanha, Nova Venécia, Piúma e Rio Novo do Sul. Os polos com os cursos oferecidos podem ser encontrados no edital.

A lista dos classificados e suplentes será divulgada no dia 14 de setembro. Aquelas que concluírem cursos práticos dos eixos de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas vão receber kit empreendedor. Nele, as alunas vão ganhar produtos para subsidiar a abertura de novos negócios e assim fomentar o empreendedorismo.

 

Compartilhar notícia