metropoles.com

ES oferece 11.040 vagas em cursos gratuitos de qualificação

As inscrições vão até o dia 25 de agosto; cerca de 1.030 vagas são exclusivas para mulheres

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
Homem branco arrumando uma tomada
1 de 1 Homem branco arrumando uma tomada - Foto: Pixabay

O Programa Qualificar Espírito Santo abriu as inscrições para 11.040 vagas em cursos presenciais de qualificação profissional. As oportunidades são destinadas para moradores de 50 municípios capixabas. Os alunos não pagam pelos treinamentos que têm carga horária de 90 a 120 horas.

Das vagas disponíveis, 1.030 são destinadas exclusivamente para mulheres. Os cursos são voltados para aqueles que querem aprender uma profissão e conseguir um emprego, trabalhar por conta própria ou ganhar uma renda extra.

Para participar, é preciso ter no mínimo 16 anos, morar no bairro e município do local que o curso será realizado e ser alfabetizado. Os candidatos dos cursos da área da saúde precisam ter idade mínima de 18 anos.

O programa é oferecido pela Secretária de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e estão distribuídos em dois editais. Os cursos profissionalizantes estão disponíveis nos editais Nº 018/2022 e Nº 019/2022 (Qualificar ES Mulher).

Como se inscrever

Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de agosto no site da Sectides. Os candidatos podem realizar até duas inscrições por CPF em dois cursos distintos e em turnos diferentes.

A classificação é realizado de acordo com a ordem de inscrição, bairro prioritário e em ordem decrescente, até as vagas acabarem. As oportunidades não preenchidas vão estar disponíveis para os candidatos dos bairros do entorno. Os demais candidatos vão ser considerados suplentes, desde que não tenham sido eliminados.

Os dias, horários e locais de realização das aulas variam de acordo com cada curso e devem ser consultados no edital. A lista dos classificados e suplentes vai ser divulgada no dia 14 de setembro.

Segundo a secretaria, as pessoas que concluírem cursos práticos dos eixos de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas recebem um kit empreendedor. O objetivo do kit é para os formados possam subsidiar a abertura de novos negócios.

Compartilhar notícia