metropoles.com

Embratur erra em publicação ao dizer que Tocantins fica no Centro-Oeste

Em publicação no Twitter, a agência menciona as belezas naturais do Centro-Oeste, mas usa foto do Jalapão (TO), que fica na região Norte

atualizado

Compartilhar notícia

embratur1 (2) (1) (1) (2)-compressed
1 de 1 embratur1 (2) (1) (1) (2)-compressed - Foto: null

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) publicou, no Twitter, um texto sobre as belezas naturais da região Centro-Oeste do país. A imagem da publicação, no entanto, é do Jalapão, em Tocantins, que fica na região Norte do Brasil.

A publicação é um post promovido, ou seja, é um espaço comprado para que o conteúdo ganhe mais engajamento na rede social. O texto não tem data de publicação e não aparece na página principal da Embratur no Twitter, mas pode ser visto por usuários da rede.

“Já pensou em conhecer melhor as belezas do Centro-Oeste? As paisagens e as cachoeiras são espetaculares”, diz o texto. No entanto, a foto de destaque da publicação é de uma paisagem do Jalapão, em Tocantins, na região Norte do Brasil. Ainda há, na imagem, um balão de texto com as palavras “Jalapão – TO”. Veja a seguir.

0

A publicação também tem um link para a página da campanha Destinos Incríveis, da Embratur, lançada em novembro de 2020 para promover o turismo doméstico no Brasil.

Em resposta ao questionamento feito pela reportagem por meio do Twitter, o perfil da agência disse que houve um “equívoco”.

“Realmente houve um equívoco no texto! A campanha é para promoção de destinos de proximidade. Não só dentro da região Centro-Oeste. Já estamos realizando o ajuste necessário”, publicou a Embratur no Twitter.

A reportagem também procurou a agência para prestar esclarecimentos oficiais, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

Turista roubada

Em fevereiro do ano passado, a Embratur disse ter cometido um “equívoco” ao compartilhar o depoimento de uma turista que reclamava da violência na cidade do Rio de Janeiro. No Instagram, a mulher disse ter sido assaltada. A publicação foi feita em inglês e reproduzida na rede social da Embratur.

“Eu acabei de passar três dias no Rio com a minha família e nesses três dias: minha família e eu fomos roubados e minha irmã de 9 anos testemunhou um roubo violento”, relatou a turista.

“Eu não posso recomendar uma visita à cidade onde eu sinto medo até mesmo de deixar o apartamento. Com esperança, as coisas vão melhorar no futuro e os locais e turistas poderão aproveitar a beleza que o Rio tem para oferecer”, finalizou.

Procurada pelo Metrópoles, a Embratur informou, à época, que o compartilhamento foi um “equívoco”. “A agência trabalha para a promoção internacional do turismo e tornar notório para a comunidade internacional a diminuição dos índices de violência, apresentados em 2019”, afirmou por meio de nota.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?