Em São Paulo, Covid-19 atinge principalmente jovens entre 18 e 34 anos

Nesta fase da pandemia, 29,4% dos casos da doença na capital paulista se concentram entre os mais jovens

Grasielle Castro
Compartilhar notícia

São Paulo – Os jovens têm sido os mais atingidos pela Covid-19 nesta segunda onda da pandemia na cidade de São Paulo. Dados apresentados pela prefeitura nesta sexta-feira (12/3) indicam que 29,4% dos casos da doença estão concentrados entre a população com idade entre 18 e 34 anos.

A segunda faixa etária mais atingida é a que abrange as idades entre 50 e 60 anos, com prevalência de 27%. Acima de 65 anos, a prevalência é de 21,4% e entre os com idade entre 35 e 49 anos é de 21,3%.

Em coletiva de imprensa nesta sexta, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, acrescentou que os mais jovens também são os que mais demoram a buscar atendimento médico e chegam em situação mais grave.

1/7
Trabalhadores circulam pelas cidades e enfrentam meios de transporte superlotados
Trabalhadores enfrentam aglomerações para chegar ao trabalho
Aglomeração de passageiros na plataforma da Estação Luz da CPTM, no centro da capital paulista, na manhã da quarta-feira (3/3)
Enquanto ainda não há vacina em número suficiente para toda a população, a recomendação é que as pessoas circulem o mínimo possível
Uma das grandes preocupações das autoridades de saúde atualmente é com as aglomerações no transporte coletivo

“Pedimos ao jovens que, surgindo qualquer sintoma, procure unidade de saúde imediatamente”, alertou.

A capital paulista tem média móvel de casos em 3.314, que ultrapassa a média móvel registrada no pior momento da pandemia no ano passado, quando chegou a 2.923, em 7 de julho.

O secretário também pontuou que a maior prevalência está entre os moradores de bairros com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio e baixo.

Diante os números apresentados, a partir da próxima semana, o município vai abrir 555 leitos de Covid e outros 130 de UTI.

Mesmo com índices em alta, São Paulo continua a registrar aglomerações. Na segunda-feira (15/3), todos os municípios de São Paulo, incluindo a capital, entram em uma fase mais rígida do isolamento social.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile