metropoles.com

Em 12 horas, choveu um terço do esperado para todo o mês em São Paulo

Risco de transbordamento de rios e córregos permanece, bem como a formação de alagamentos intransitáveis e deslizamentos de terra

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ TV Globo
WhatsApp Image 2019-03-11 at 06.17.20
1 de 1 WhatsApp Image 2019-03-11 at 06.17.20 - Foto: Reprodução/ TV Globo

Em 12 horas, choveu um terço do esperado para todo o mês em São Paulo. Entre 19h de domingo (10/3) e 7h desta segunda-feira (11/3), a maior cidade do país enfrenta fortes temporais. Com alagamentos, inundações e desabamentos ao menos 12 pessoas morreram.

O Centro de Gerenciamento de Crises de São Paulo (CGE-SP) calcula que choveu 32,6% do esperado para o mês. “São Paulo foi castigada pelas chuvas que começaram na noite de ontem [domingo] e foram até a madrugada. Em algumas regiões choveu mais da metade esperada pra todo o mês de março, cuja média é de 177,4 mm. No Jabaquara, por exemplo, foram 109,5 mm”, destacou o órgão.

Em Santo André, por exemplo, choveu 182 mm nas últimas 24 horas, o equivalente a 80% da média para todo o mês de março. Em São Bernardo do Campo e Ribeirão Pires, o registro das últimas 24 horas também foi altíssimo e correspondeu a 78% e a 74% das médias mensais, respectivamente.

Segundo a previsão do tempo, as pancadas devem continuar durante a semana. Nos próximos dias, as chuvas se concentrarão principalmente nos finais de tarde.

A terça-feira (12/3) terá sol entre nuvens pela manhã e sensação de tempo abafado. No período da manhã são esperadas pancadas isoladas de chuva e que voltam a se intensificar entre a tarde e o início da noite com forte intensidade em alguns momentos.

“Portanto, o risco de transbordamento de rios e córregos permanece, bem como a formação de alagamentos intransitáveis e deslizamentos de terra em áreas de risco. Temperatura mínima de 18°C e máxima de 27°C, com taxas de umidade do ar acima dos 65%”, alerta o CGE.

A quarta-feira (13/3) segue a mesma tendência. Madrugada com termômetros na casa dos 19°C e amanhecer com céu nublado. “As chuvas previstas devem ocorrer entre o meio da tarde e o início da noite, com pancadas de forte intensidade. A umidade do ar permanece alta com os menores índices acima dos 60%”, adianta.

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB-SP) sobrevoou no fim da manhã áreas inundadas;. Ele pediu prioridade no atendimento aos desabrigados, a remoção de pessoas em áreas de risco e a atuação coordenada da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e prefeituras de cidades afetadas pelas enchentes.

Compartilhar notícia