metropoles.com

Eleitores de 3 cidades do Rio voltarão às urnas para escolher prefeito

TRE levou em conta o avanço na vacinação contra a Covid-19 para marcar as novas eleições para 12 de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Funcionários do TRE preparam urnas eletrônicas para o dia das eleições de 202012
1 de 1 Funcionários do TRE preparam urnas eletrônicas para o dia das eleições de 202012 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Rio de Janeiro – Eleitores de três municípios do Rio de Janeiro vão voltar às urnas no dia 12 de setembro para escolher prefeitos e vices. A decisão do novo calendário foi aprovada em sessão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta quinta-feira (1º/7). Os eleitos exercerão mandato até 31 de dezembro de 2024.

A eleição será realizada nos municípios de Itatiaia, no Sul Fluminense, Santa Maria Madalena, na Região Serrana, e Silva Jardim, na Região dos Lagos. O uso de máscaras de proteção nas seções eleitorais será obrigatório. A propaganda eleitoral será permitida a partir de 7 de agosto.
A nova eleição é resultado de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu os registros dos candidatos eleitos em 2020 em Itatiaia e Santa Maria Madalena. Em Silva Jardim, houve irregularidades no demonstrativo de atos partidários do Pros, legenda que integrava a coligação vitoriosa no município.
Como as candidaturas estavam sub judice, os prefeitos eleitos nos três municípios não chegaram a ser diplomados.
Para fixar a nova data, a Corte levou em consideração o avanço da vacinação contra a Covid-19 e estudos realizados por uma equipe de trabalho do próprio tribunal que mostram o baixo risco de contaminação nas regiões em que se encontram os municípios.

Compartilhar notícia