metropoles.com

Patriota não apoiará candidato ao Planalto e libera diretórios no país

Em 2021, o partido chegou a ser sondado pelo presidente Jair Bolsonaro quando ele ainda procurava uma legenda para disputar a reeleição

atualizado

Reprodução

O Patriota decidiu nesta terça-feira (2/8) não apoiar nenhum candidato à Presidência da República. A deliberação foi feita durante convenção nacional do partido, realizada de forma virtual.

Segundo Ovasco Resende (foto em destaque), presidente da legenda, os diretórios regionais poderão decidir qual candidato ao Palácio do Planalto irão apoiar nas eleições deste ano, além de definir as composições de chapas para governos estaduais e para o Senado.

Resende afirmou que os diretórios foram orientados a lançar o maior número possível de candidatos a deputado federal. O objetivo, de acordo com ele, é superar a chamada “cláusula de barreira”.

Cláusula de barreira

A norma foi aprovada em 2017 e dispõe sobre o desempenho para que partidos tenham acesso ao dinheiro do fundo partidário e à propaganda gratuita no rádio e na televisão.

O dispositivo entrou em vigor nas eleições de 2018 e estabeleceu um aumento gradual das obrigações mínimas de desempenho impostas aos partidos.

Neste ano, o desempenho mínimo previsto é de atingir na eleição para a Câmara dos Deputados:

  • 2% dos votos válidos, distribuídos em ao menos um terço dos estados do país, com um mínimo de 1% em cada um deles;
  • eleição de ao menos 11 deputados federais distribuídos em no mínimo um terço das unidades da Federação.

Bolsonaro sondou Patriota

Em 2021, o Patriota chegou a ser sondado pelo presidente Jair Bolsonaro, quando ele ainda procurava um partido para tentar a reeleição ao Palácio do Planalto.

Na época, a maioria do dirigentes do partido, no entanto, decidiu afastar o então presidente da sigla Adilson Barroso, sob a acusação de que ele teria mudado o estatuto da legenda para abrir caminho à filiação de Bolsonaro. Desde então, Ovasco Resende comanda a legenda.






Quais assuntos você deseja receber?