metropoles.com

Câmara: Quaest projeta diminuição da direita e crescimento da esquerda

Segundo instituto, partidos de esquerda devem eleger mais representantes que em eleições anteriores, enquanto Centrão repetirá desempenho

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Plenário da Câmara dos Deputados- Metrópoles
1 de 1 Plenário da Câmara dos Deputados- Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Projeção da Quaest divulgada neste sábado (1º/10) aponta que as bancadas de direita e conservadoras da Câmara dos Deputados devem encolher, enquanto partidos de esquerda devem conseguir eleger mais representantes nas eleições.

Segundo o levantamento, a estimativa é de que o número de parlamentares de direita eleitos deve cair para 245. Atualmente, a Casa concentra 253 deputados do espectro político. Este número, contudo, pode variar entre 215 e 275, considerando a margem de erro.

Em contrapartida, há a possibilidade de os partidos de esquerda elegerem mais representantes. O instituto projeta um crescimento de 121 para 129, sendo 108 e 150 os dois extremos possíveis.

A Quaest também mediu que o Centrão deve manter o número de representantes atual, com 139 deputados eleitos (mínimo de 113 parlamentares e máximo de 160, considerando a margem).

PL deve ter maior bancada

A Quaest aponta que, entre os partidos, o PL, do presidente Jair Bolsonaro, será a maior bancada da Casa, composta por, no mínimo, 74 deputados e, no máximo 82 parlamentares.

Em termos de representação, o partido será seguido de perto pela federação formada por PT, PCdoB e PV. O trio deverá ter entre 67 e 75 deputados eleitos neste pleito. O União Brasil completa a lista, com uma estimativa de eleitos entre 48 e 58 deputados.

O destaque negativo fica para a federação entre PSDB e Cidadania, aqueles que correm o risco de perder mais deputados.

Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Metodologia

Para chegar aos números, o instituto considerou o Índice de Popularidade Digital (IDP) dos 24,5 mil candidatos pelo país. A partir dos dados, a Quaest calculou as estimativas de voto para cada candidato utilizando algoritmo próprio.

Em seguida, os pesquisadores somaram os votos esperados que foram estimados a partir do IDP por partido e estado e, na sequência, dividiram a votação das listas partidárias pelo quociente eleitoral de cada unidade da federação e obtivemos o número estimado de cadeiras que cada partido deve conquistar.

Por fim, foi feito o cálculo do valor médio de cadeiras por partido. O nível de confiabilidade do levantamento é de 95%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?