metropoles.com

Bolsonaro diz que deve conversar com Temer por apoio à reeleição

Mais cedo, nesta quinta (6/10), emedebista disse que apoiará candidatura de quem “defender a democracia” e “cumpir a Constituição”

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Imagem colorida dos ex-presidente Michel Temer e Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida dos ex-presidente Michel Temer e Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta quinta-feira (6/10), que pretende se reunir com o ex-presidente Michel Temer (MDB) nos próximos dias para articular um apoio a sua candidatura à reeleição.

Mais cedo, o emedebista divulgou uma nota dizendo que apoiará a candidatura de quem “defender a democracia, cumprir rigorosamente a Constituição, promover a pacificação, manter as reformas já realizadas no meu governo e propor ao Congresso Nacional as reformas que já estão na agenda do país”.

Na terça-feira (5/10), o emedebista definiu que apoiará Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa pelo governo de São Paulo. O ex-ministro de Bolsonaro enfrenta a concorrência de Fernando Haddad (PT). Temer, no entanto, não se manifestou sobre quem apoiará na disputa presidencial.

“Há previsão de eu conversar com o Temer esses próximos dias”, disse Bolsonaro a jornalistas, no Palácio da Alvorada, após uma série de agendas de campanha. “O que eu vi na imprensa é que ele iria votar em mim. Agora, eu nunca tive problemas com o Temer, mais graves, vamos assim dizer. É um ex-presidente que já recebi algumas vezes aqui. Não vi nenhum sinal de rompimento por parte dele. E cada um apoia quem achar que é melhor”, afirmou.

Veja:

Segundo interlocutores do emedebista, ele ainda não decidiu que posição irá adotar, mas há a avaliação de que não há condições de apoiar o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem se referido ao ex-aliado como “golpista”.

Temer deve, portanto, adotar neutralidade ou apoiar Bolsonaro no pleito. A definição sobre o apoio, contudo, só ocorrerá após o retorno do ex-presidente ao Brasil de uma viagem que faz a Londres, na Inglaterra.

Exigências para Bolsonaro

Segundo aliados do emedebista, ele só deve tomar uma decisão após voltar de Londres, na sexta-feira (7/10).

Na possível negociação, Temer quer impor algumas condicionantes a Bolsonaro, segundo apurou a coluna Igor Gadelha, do Metrópoles. São elas: 1) a defesa do “legado” do governo do emedebista; 2) compromisso com a democracia; e 3) apoio às reformas estruturantes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?