metropoles.com

Após encontro com Pacheco, Lula critica “orçamento secreto”

O petista diz que tentará implantar o orçamento participativo e chegou a citar a possibilidade de lançar um aplicativo para colher sugestões

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Lula coloca a mão contra o rosto
1 de 1 Lula coloca a mão contra o rosto - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Logo após o encontro que teve com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência da República, voltou a reclamar do Congresso Nacional em um encontro com representantes da área cultural, em Brasília.

Lula repetiu a ideia de implantar o orçamento participativo no âmbito nacional, uma forma já defendida pelo petista para substituir o “orçamento secreto”.

O petista criticou diretamente a Comissão Mista do Orçamento (CMO), comparando a forma como hoje é feita a liberação de emendas parlamentares com o escândalo dos Anões do Orçamento – esquema em que políticos manipulavam emendas parlamentares com o objetivo de desviar dinheiro por meio de entidades sociais fantasmas ou com a ajuda de empreiteiras.

“Se tem dinheiro para fazer essa podridão para fazer orçamento secreto, porque não faz um orçamento à luz do dia, para que as pessoas saibam o que é feito com o dinheiro?”, criticou.

O petista chegou a citar a possibilidade de lançar um aplicativo para colher sugestões.

“Se eu for eleito, vou tentar fazer o orçamento participativo em nível nacional. Não sei como pode ser feito, se vai ser fácil, mas pode ser um aplicativo”, disse Lula.

“A Comissão do Orçamento é muito famosa desde quando prenderam os sete anões. De lá pra cá, não mudou nada”, criticou Lula.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?