metropoles.com

Eleições: violência contra candidatos tem alta de 471% em relação a 2016

Levantamento do TSE mostra que, de janeiro a novembro deste ano, foram registrados 136 casos. Em 2016, foram 46 ocorrências

atualizado

Compartilhar notícia

José Cruz/Agência Brasil
Urnas eletrônicas
1 de 1 Urnas eletrônicas - Foto: José Cruz/Agência Brasil

As eleições municipais deste ano tiveram um impacto na alta de crimes violentos contra candidatos e pré-candidatos ao pleito. É o que mostra um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado nesta terça-feira (24/11).

Entre janeiro e novembro deste ano, foram registradas 263 ocorrências contra políticos, sendo que 200 notificações foram apenas entre setembro e novembro.

No mesmo período de 2018, ano de eleições majoritárias, foram 46 ocorrências de homicídio, crimes de ameaça e lesão corporal contra candidatos. O mesmo número foi registrado em 2016, quando também foram realizadas eleições municipais. Se comparado ao pleito deste ano, foi registrada uma alta de 471,7% em relação a 2016.

Os dados foram obtidos a partir de informações do Instituto Terra de Direitos, Justiça Global, sistema Córtex, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e ainda de notícias oriundas dos veículos de comunicação.

De acordo com o levantamento, 83% das ocorrências de homicídios tentados e consumados foram registradas em municípios pequenos, com menos de 200 mil eleitores.

Ainda segundo o TSE, o recorde de homicídios tentados e consumados em 2020 ocorreu nos dias anteriores à votação do primeiro turno, realizado em 15 de novembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?