metropoles.com

Maioria das estrelas do esporte que disputou eleição perdeu nas urnas

Foi o caso do ex-jogador de futebol e senador Romário (Pode): ele concorreu ao Governo do Rio de Janeiro, mas não conseguiu se eleger

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Estado/Reprodução
O Deputado Federal Romário
1 de 1 O Deputado Federal Romário - Foto: Agência Estado/Reprodução

Nomes muito conhecidos dos brasileiros, por seu desempenho de alto nível como representantes do esporte nacional, concorreram a cargos eletivos nestas eleições. Alguns deles, como a ex-jogadora de vôlei da Seleção Brasileira, Leila Barros (PSB), conquistaram o eleitorado e obtiveram êxito nas urnas. Além de conseguir 467.787 votos válidos, ela é a primeira senadora eleita na história do Distrito Federal (DF). Mas o mais comum foi os ex-atletas candidatos não repetirem nas urnas o desempenho em quadras e gramados. É o caso do ex-jogador de futebol Romário e do campeão olímpico de vôlei Rodrigão.

O ex-deputado federal e atual senador Romário (Pode) foi o quarto colocado entre os candidatos que disputaram o posto de governador do Rio de Janeiro. O segundo turno contará com os adversários mais votados: Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM). No caso de Rodrigão – que integrava a equipe de vôlei masculina do país, comandada por Bernardinho –, ele não estará entre os eleitos que assumirão na Câmara dos Deputados no próximo ano, apesar de ter recebido 8 mil votos do eleitorado paulistano.

A lista de esportistas que tentaram carreira política, mas não foram eleitos, conta com a estrela do atletismo, medalhista de ouro na Olimpíada de Pequim (China), Marren Higa Maggi. Candidata pelo PSB ao Senado, ela não conseguiu se eleger. O ex-jogador do Corinthians, Marcelinho Carioca (Podemos), buscava vaga de deputado estadual, porém não recebeu votação suficiente para assumir uma das cadeiras no Legislativo de São Paulo.

O ex-boxeador Acelino Popó Freitas (PDT), candidato a deputado federal pela Bahia, também amargou uma derrota neste domingo (7/10). Outros derrotados foram o ex-jogador de futebol e campeão mundial em 2002 Luizão, que tentou vaga de deputado federal pelo PRB-SP; Zé Carlos, ex-lateral-direito do São Paulo, que disputou posto de deputado estadual no Paraná (PR); e Ademir da Guia, jogador do Palmeiras nos anos 70 e candidato a deputado estadual em São Paulo, pelo PHS.

Campeões nas urnas
O deputado estadual pelo Rio e ex-jogador de futebol Bebeto conseguiu se reeleger com 25.917 votos. O jogador (ex-Seleção Brasileira) ficou na 54ª posição no ranking de 70 deputados que irão compor a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Após ganhar 102.662 votos, o deputado federal pelo Rio Grande do Sul e ex-goleiro Danrlei (PSD) foi eleito para o terceiro mandato. Com a vitória, ele conseguiu uma das 31 cadeiras disponíveis ao estado na corrida eleitoral.

Desistência
Apesar de ter cogitado a ideia de se candidatar ao governo do Rio nas eleições deste ano, o ex-técnico da Seleção Brasileira de vôlei (tanto da feminina quanto da masculina) Bernardinho desistiu da disputa. A decisão foi confirmada em maio pelo seu partido. O Novo também anunciou o ex-técnico como embaixador da legenda.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?