metropoles.com

Fernando de Noronha tem disputa entre eleitores por 1º voto no país

Eleitores do arquipélago têm acesso “privilegiado” às urnas em razão do fuso horário

atualizado

Compartilhar notícia

ISTOCK
Fernando de Noronha
1 de 1 Fernando de Noronha - Foto: ISTOCK

O segundo turno da disputa presidencial começou, em território brasileiro, às 7h (horário de Brasília) deste domingo (28/10). Eleitores de Fernando de Noronha (PE) têm acesso às urnas primeiramente em razão do fuso horário.

O território está uma hora à frente da capital federal. Por lá, a votação seguirá até às 16h, também no horário da capital federal. Pelo “privilégio”, moradores da ilha disputam o título de primeiro eleitor do país.

No primeiro turno, em 7 de outubro, o taxista Eduardo César, 49 anos, foi o primeiro da fila. Ele entrou na fila de votação no dia anterior. Desta vez, o técnico em manutenção Joel Santana madrugou na fila em busca do voto.

Fernando de Noronha tem 2.743 eleitores e, além dos candidatos para todos os cargos da eleição geral, também elege sete conselheiros distritais. No primeiro turno, Jair Bolsonaro (PSL) venceu na ilha, com 763 votos (43,75% do total válido). Adversário do capitão da reserva no segundo turno, Fernando Haddad (PT) veio em seguida, com 486 votos (27,87%).

Neste domingo (28/10), o país volta às urnas para definir o próximo presidente da República. E, além do Distrito Federal, 13 estados escolherão governadores. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 147,3 milhões de brasileiros estão aptos a votar.

Metrópoles preparou um guia com tudo o que você precisa saber antes da votação do primeiro turno das eleições.

Colinha
Quem tem dificuldade em memorizar os número dos candidatos poderá levar um lembrete, a famosa “cola”. Recomenda-se anotá-los em ordem — deputados federal, distrital (ou estadual), senador, governador e presidente. O Metrópoles facilita a sua vida e disponibiliza uma imagem para você baixar, imprimir e escrever os números dos candidatos que escolheu.

Proibições
O TSE veta, por exemplo, boca de urna, presença de criança na cabine, compra de voto e transporte de eleitor à seção, entre outras práticas. A Corte proíbe também ir às urnas portando celular, câmeras fotográficas, filmadoras ou outro dispositivo eletrônico. Já o uso de camiseta de partido e candidato não configura crime, desde que portada por eleitor em manifestação individual e silenciosa.

Sem Lei Seca
venda de bebidas alcoólicas está permitida, segundo o TRE-DF e a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF). A Polícia Militar será responsável pelo policiamento ostensivo e de trânsito, além do patrulhamento ininterrupto nos locais de votação, nas juntas apuradoras e nos galpões eleitorais – onde as urnas são lacradas e distribuídas. A corporação fará, ainda, a escolta de promotores.

Justificativa
Quem tiver de 18 a 69 anos, estiver fora do seu domicílio eleitoral ou não for votar por algum motivo poderá justificar a ausência nas urnas neste domingo. No DF, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) disponibilizou nove postos, válidos para o primeiro turno, das 8h às 17h. Quem não o fizer nesta data, terá até 60 dias, a partir da votação, para fazê-lo em qualquer cartório eleitoral.

Compartilhar notícia