UnB aponta “erro grave” em índices de avaliação do Inep

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou os indicadores de qualidade da educação superior

atualizado 12/12/2019 15:09

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgar, nesta quinta-feira (12/12/2019), os indicadores de qualidade da educação superior, que diminuiu a nota da Universidade de Brasília (UnB) no último triênio, a instituição disse ter recebido o dado com “surpresa e indignação”.

“A instituição identificou erro grave nas notas atribuídas a dois cursos de pós-graduação (Biotecnologia e Biodiversidade e Ensino e Ciências”, informou a UnB por meio de nota. Segundo a universidade, a “pós-graduação tem influência de 50% no cálculo do conceito”.

A nota informa que a UnB reportou o erro ao Inep em outubro, ainda dentro do prazo para entrar com recurso. No entanto, foi indeferido. “Essa informação somente chegou à universidade ontem [quarta-feira, 11/12/2019], mesma data da divulgação dos resultados do ICG [Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição]”, diz em nota.

Para a instituição, causa “estranheza e perplexidade que o recurso tenha sido indeferido, visto que a nota atribuída a esses dois cursos pela Capes, que também faz parte do MEC, é 4. Na avaliação do Inep, os dois cursos aparecem com 0.”, diz em nota.

Por fim, a UnB informa que “vem em uma trajetória ascendente no IGC, que considera também o desempenho de cursos de graduação, nos quais a instituição igualmente tem se destacado”.

A UnB promete contestar a nota do Inep.

Indicadores
O índice de qualidade da educação superior do Inep aponta que mais da metade das universidades públicas federais tive desempenho acima da média em 2018. Individualmente, os cursos ofertados apresentaram resultado semelhante.

Os dados compõem o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), dois dos quatro indicadores feitos com base no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) – junto do Conceito Enade e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos (IDD).

O primeiro avalia os cursos em si, e o segundo, universidades, faculdades, centros universitários e institutos.

O Metrópoles entrou em contato com o Inep, mas não recebeu uma resposta até a publicação desta reportagem.

Últimas notícias