metropoles.com

Governo coloca em consulta pública programa Future-se pela 2ª vez

O despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). Sugestões podem ser feitas até o dia 24 deste mês

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: null

O governo colocou mais uma vez em consulta pública o projeto de lei que cria o programa Future-se. O PL, elaborado pelo Ministério da Educação, dá autonomia financeira a universidades e institudos federais.

O despacho da Casa Civil foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (03/01/2020). Sugestões aos projeto — que está disponível na internet — podem ser feitas até o dia 24 de janeiro deste mês.

Esta é a segunda vez que o governo coloca o projeto de lei em consulta pública. Em agosto do ano passado, o Future-se estava disponível no site do MEC.

A criação do programa foi anunciada em julho do ano passado. O modelo foi inspirado em experiências semelhantes ocorridas na Europa, Austrália, Canadá e Estados Unidos.

Entre as medidas, o Future-se permite que reitorias façam Parcerias Público-Privadas (PPPs), comodato ou cessão de prédios e lotes; autoriza que universidades contratem organizações sociais (OS) para cuidar de contratos de serviço; permite a aplicação de investimentos das universidades na Bolsa de Valores; entre outros.

O PL tem sofrido críticas de educadores e especialistas. Para eles, o programa pode aumentar a desigualdade entre as instituições e não resolve a crise financeira que muitas instituições têm enfrentado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?