metropoles.com

Evite atrasos. Saia mais cedo de casa e garanta seu lugar no segundo dia de Enem

Quem perder a hora neste domingo (25/10), só terá outra chance de fazer o exame em 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Se você vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (25/10), é melhor acordar cedo e sair de casa com bastante antecedência. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h.

Na tarde de sábado (24), o desespero foi tanto que teve gente tentando pular o muro e passar clandestinamente por entre as grades, ao chegar atrasado. Os problemas começaram no trânsito, nas vias de acesso aos locais de prova. Mais um motivo para chegar com antecedência.

No segundo dia de Enem, os candidatos terão até 5 horas e 30 minutos para fazer a prova. Nele, os participantes têm de produzir uma redação, responder às questões de matemática e suas tecnologias e de linguagens, códigos e suas tecnologias, área do conhecimento que envolve matérias como português, língua estrangeira e artes.

Atrasos
Ao todo, cerca de 47,6 mil inscritos do Distrito Federal deixaram de fazer a prova de sábado. O número equivale a uma taxa de abstenção de 29,36%, em meio aos 162.199 inscritos locais. O índice está acima da média nacional deste ano, que registrou 25,31% de ausências.

Embora atrasos tenham contribuído para as milhares de abstenções, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que eles diminuíram com relação ao ano passado. Ele recomendou, entretanto, que as pessoas saiam de suas residências com mais tempo e lembrou que os locais de prova estão disponíveis há 22 dias.

Mercadante informou que o MEC abriu uma investigação para apurar a reabertura do portão de um dos locais de prova no Distrito Federal, após as 13h. A denúncia foi apresentada em vídeo divulgado pela BandNews, no colégio Sigma, da 912 sul. “Não pode haver jeitinhos”, defendeu o ministro.

 

0

 

Acesso às universidades
O Enem é usado em todas as universidades federais do país como parte ou como todo o processo seletivo. Além disso, o exame funciona como critério de acesso a bolsas dos programas Universidade Para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras, ao Financiamento Estudantil (Fies) e em faculdades privadas.

O gabarito oficial de 2015 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até a próxima quarta-feira (28/10).

Na tarde de sábado, inscritos realizaram as provas de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia) e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, sociologia e filosofia). Entre os temas abordados estavam Seca no Brasil, Estado Islâmico, a feminista Simone de Beauvoir e egocentrismo nas redes sociais. Na opinião dos participantes, a prova de química foi uma das mais desafiadoras.

Compartilhar notícia