metropoles.com

Entidades se reúnem para cobrar política pública para educação

Iniciativa que ocorre em março em Brasília busca maneiras de melhorar alfabetização e implantar o novo Ensino Médio

atualizado

Compartilhar notícia

O movimento Todos Pela Educação promove, nos dias 9, 10 e 11 de março, em Brasília, um encontro para formular, debater, sugerir e cobrar políticas públicas para o ensino. O Educação Já, segundo a organização não governamental, é um encontro suprapartidário para “contribuir com medidas concretas e estruturantes”.

O evento acontece em um contexto no qual o governo federal tem evitado o debate com ONGs e pesquisadores independentes, obstáculo que as entidades devem debater.

O foco do encontro, que reunirá espacialistas e políticos, será o reforço na alfabetização. Entre os debates mais importantes está o do futuro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Novo ensino médio
Também está na pauta a discussão sobre a plena implantação do novo Ensino Médio. A proposta virou lei ainda no governo de Michel Temer, em 2017, mas ainda está em processo de implantação, com algumas regiões mais avançadas do que outras. Para acelerar o processo, o encontro promoverá um entendimento entre governos estaduais, já no último dia de encontro.

O evento é gratuito e abeto ao público. Dá para ver a programação aqui e fazer a inscrição pela internet.

Compartilhar notícia