Categorias: Educação

Enem 2019: candidatos se saíram melhor em matemática

Alunos que realizaram a edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram melhores resultados em matemática e piores em ciências da natureza. É o que mostram dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (17/01/2020).

De acordo com o Inep, a nota média dos 3.709.809 participantes do Enem 2019 foi de 523,1 em matemática, de um total de 1.000 pontos.

Na sequência aparecem as áreas de ciências humanas, com uma média de 508 pontos, linguagens (520,9) e, por fim, ciências da natureza, com 477,8 pontos na média.

Na edição anterior, de 2018, a área com melhor média foi ciências humanas, com 569,2, também de um total de 1.000 pontos.

Em seguida apareceram matemática (535,5), linguagens (526,9) e, novamente, ciências da natureza (493,8). Comparando as edições de 2018 e 2019, houve queda nas notas médias do exame em todas as provas objetivas.

Questionado sobre a queda das médias nas notas do Enem, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que o exame não pode ser usado para medir o ensino no país. No entanto, Weintraub ressaltou que o resultado mostra que os alunos não evoluíram. “O ensino não avançou no Brasil. O resultado mostra que os alunos não evoluíram. É o paradigma do fracasso”, disse o ministro.

Mayara Oliveira

Jornalista formada pelo Centro Universitário Iesb. Foi redatora no Poder360 e repórter na editoria de Política da Rede Vida de Televisão. Estagiou na assessoria da Agência Espacial Brasileira e no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nos governos de Dilma Rousseff e Michel Temer. Atualmente, atua na cobertura da Câmara dos Deputados pelo Metrópoles.

Últimas notícias

Projeto “Rompendo Barreiras” ajuda jovens com limitação física

A iniciativa usa tecnologias assistivas para dar autonomia a pessoas que tenham algum tipo de limitação física

1 minuto passados

Após ir a R$ 4,40, dólar reduz alta e fecha estável, em R$ 4,39

O Ibovespa largou do nível dos 114 mil pontos da abertura para encerrar aos 113.681,42 pontos, em baixa de 0,79%

9 minutos passados

EUA reabrem mercado para a carne bovina in natura do Brasil

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, divulgou a notícia pelas redes sociais. Desde 2017 os nortes-americanos suspenderam a exportação

29 minutos passados

Polícia divulga imagem de homem que aplicou vários golpes no DF

Identificado como Lucas, o bandido rastreia encomendas e depois as recolhe, dizendo ser da empresa entregadora

37 minutos passados

Cachorros são encontrados congelados em freezer

A polícia também encontrou 12 cães sem condições básicas. Mais alguns outros animais morreram afogados ao tentar beber água da…

40 minutos passados

Ação das Forças Armadas no Ceará se concentrará em Fortaleza

Nesta quinta, governo federal autorizou emprego das Forças Armadas para operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no…

44 minutos passados