Camilo anuncia R$ 3,3 mi para parceria com Universidade de Birmingham
O projeto, nomeado cátedra Chico Mendes, vai financiar pesquisadores brasileiros em Birmingham na área de ciências ambientais
atualizado
Compartilhar notícia

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na noite desta segunda-feira (29/5) o investimento de R$ 3,3 milhões na cátedra Chico Mendes, acordo na área de ciências ambientais assinado junto à Universidade de Birmingham, na Inglaterra.
O acordo foi assinado por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A parceria está prevista para durar cinco anos, com pesquisas em ciências ambientais, mudanças climáticas, ecossistemas, sustentabilidade, sociedades e meio ambiente.
“Recentemente, em viagem ao Reino Unido, tive a oportunidade de assinar um protocolo de intenções com a Universidade, que estabeleceu o compromisso comum de colaborar mais estreitamente através da criação de um Instituto do Brasil na Universidade”, escreveu Camilo.
Veja a publicação:
“Cada seleção englobará uma bolsa de cátedra para um pesquisador de comprovada experiência na área e detentor de título de doutor há pelo menos 15 anos. O cientista poderá indicar um bolsista de pós-doutorado e um de doutorado-sanduíche. Os benefícios durarão de seis a 12 meses”, informou a Capes, em nota.
A instituição vai elaborar os editais e custear a estadia dos pesquisadores na Inglaterra, arcando com despesas como bolsa, seguro-saúde, instalação, deslocamento e adicional por cidade de alto custo. As bolsas serão de £3,5 mil (cátedra), £1,7 mil (pós-doutorado) e £1,3 mil (doutorado-sanduíche).