metropoles.com

Bolsonaro diz que desempenho do Brasil no Pisa é “horrível”

País ficou entre os últimos colocados no ranking da América Latina no resultado da prova aplicada em 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Jacqueline Lisboa/Metrópoles
Brasília (DF), 06/06/2019. Projeto Elas por elas na Escola do P
1 de 1 Brasília (DF), 06/06/2019. Projeto Elas por elas na Escola do P - Foto: Jacqueline Lisboa/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, em transmissão ao vivo por rede social na noite desta quinta-feira (5/12/2019), que o desempenho do Brasil no Programa Nacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é “horrível”.

“A gente não pode esperar que o Brasil vá para frente com notas tão ruins no ensino fundamental. É horrível. Estamos trabalhando para mudar, mas não se muda a educação de uma hora para outra”, afirmou.

O mandatário do país reforçou, porém, que a prova foi aplicada no início de 2018, durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) e afastou sua gestão do resultado.

“Não tem nada a ver com o nosso governo. Zero. E as notas foram péssimas. O Brasil continua, realmente, muito mal na América do Sul, é um dos piores países na América do Sul e obviamente perante ao mundo todo está lá atrás”, disse.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, atribuiu o fracasso aos governos petistas. “[O resultado é] integralmente culpa do PT, culpa dessa doutrinação esquerdófila sem compromisso com o ensino. Que quer discutir sexualidade e não ensinar a ler”, afirmou, em coletiva de imprensa nessa terça-feira (03/12/2019).

Participaram da prova 600 mil estudantes de 79 países. O exame é feito desde 2000, de três em três anos, com nações membros da OCDE e convidados, como é o caso do Brasil.

O Brasil se mantém entre as últimas colocações do ranking internacional nas três áreas avaliadas: Leitura, Matemática e Ciência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?